A Grande Senhora da Literatura Portuguesa Agustina Bessa-Luís completa hoje 90 anos

Distinguida com o Prémio Camões 2004 e com vários prémios literários nacionais e internacionais, Agustina Bessa-Luís é uma das mais importantes figuras da novelística portuguesa, autora de uma vasta obra, distribuida pelo romance, conto, ensaio, teatro e biografia. A escritora, retirada da vida pública por motivos de saúde, completa hoje 90 anos.
Para assinalar a data, a colecção Contemplações editará pequenos textos da escritora, sobretudo de natureza ensaística, e começará por Kafkiana, um livro que reúne quatro textos com reflexões de natureza literária sobre a situação do homem kafkiano face ao mundo e a ele próprio. O segundo volume da colecção é um conto assinado e datado de 9 de Junho 1951, intitulado Cividade, que recebeu nesse mesmo ano o primeiro prémio de ficção nos Jogos Florais do Minho, aos quais concorreu com o nome do marido, Alberto de Oliveira Luís. Agustina Bessa-Luís, reconhecida pelo público ao publicar o romance A Sibila, em 1954, que lhe valeu o Prémio Delfim Guimarães e o Prémio Eça de Queirós, viu a sua obra traduzida em diversas línguas, e vários dos seus romances adaptados ao cinema por Manoel de Oliveira. (fonte: Mundo Pessoa)

Kommentare

  1. Eheheh parece o retrato de dois lunáticos.

    Beijinhos Teresa

    AntwortenLöschen
  2. E eu gosto muito daquilo que conheço da sua obra!
    Adorei "A Sibila" que durante alguns anos trabalhei com alunos e alunas do 12 ano!

    Abraço

    AntwortenLöschen
  3. A editora brasileira Capivara anunciou que irá lançar em Março de 2013 uma nova colectânea de cartas de amor trocadas entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz, no âmbito da programação do Ano de Portugal no Brasil. Esta será a primeira colectânea com cartas de Pessoa e de Ofélia Queiroz lançada no Brasil.
    Actualmente, livrarias brasileiras oferecem a edição portuguesa, da editora Assírio & Alvim.
    A nova edição brasileira incluirá 273 cartas, mais 170 do que a edição portuguesa, informou Pedro Corrêa do Lago, representante da editora. A antologia, que pretende reunir todas as cartas trocadas por Pessoa e Queiroz, terá também a apresentação de cartas do autor em fac-símile.
    Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz corresponderam-se em duas fases: a primeira em 1920 e a segunda entre 1929 e 1930. (fonte: Mundo Pessoa)

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!