Sábado à tarde

Nesta tarde quente de Agosto ninguém me apanhou no jardim dos Baumis, deitada à sombra da macieira; nesta tarde quente de Agosto fiquei agarrada ao ecrã de televisão, não para ver os Jogos Olímpicos, mas sim, para assistir à transmissão directa do Festival de Bayreuth da ópera Parsifal de Richard Wagner.
O espectáculo começou às 17:15 (hora da Alemanha) e acabou às 22:30.


Conseguir ingresso no Festival de Bayreuth é uma verdadeira odisseia: 10 a 12 anos é o tempo médio que um wagnermaníaco precisa de esperar para conseguir uma entrada no festival de ópera na Baviera, se não for, por exemplo, a chanceler federal alemã; ou se não estiver disposto a pagar uma pequena fortuna no mercado negro.

Parsifal foi a última ópera de Richard Wagner. O compositor morreu do coração poucos meses após a gloriosa estreia, que aconteceu no dia 26 de Julho de 1882.
Nas legendárias colinas do Monte Salvat vive uma fraternidade de cavaleiros do Santo Graal. O mago Klingsor construíu um jardim mágico povoado com belas mulheres que seduziam os cavaleiros e faziam com que eles quebrassem seus votos de castidade.
 Amfortas, rei do Graal, foi ferido por Klingsor com a lança que perfurou o flanco de Cristo; todas as vezes em que Amfortas olha em direcção ao Graal sente a ferida arder.
A salvação só pode ser realizada por um tolo puro (significado da palavra Parsifal).
O herói cura as feridas de Amfortas e é coroado rei do Santo Graal após encontrar a maturidade no contacto com o mal. 
    


Detlef Roth, Kwangchul Youn, Burkhard Fritz, Thomas Jesatko e Susan Maclean cantam os principais papéis: Amfortas, Gurnemanz, Parsifal, Klingsor e Kundry.
Philippe Jordan com os seus 37 anos é um dos dirigentes mais talentosos de sua geração.
Parsifal na concepção do norueguês Stefan Herheim, onde a história de Parsifal é a história da própria Alemanha, é uma das melhores encenações que vi até hoje.

Kommentare

  1. Pois eu fiquei o fds todo diante do televisor a ver os Jogos Olímpicos. Mas não foi só por pensar que só haverá mais daqui a 4 anos ( se a sua amiga Merkel não der cabo disto tudo até lá...) foi porque a isso também fui obrigado por razões alheias à minha vontade. Nem o computador liguei, desde sexta-feira, até há poucos minutos.

    AntwortenLöschen
  2. Auch in diesem Jahr überträgt ARTE wieder eine Oper live aus dem Festspielhaus Bayreuth:
    Stefan Herheims gefeierte Aufführung von Richard Wagners "Parsifal" unter der musikalischen Leitung des
    37-jährigen Stardirigenten Philippe Jordan, derzeit Musikdirektor an der Pariser Oper.
    Stefan Herheims Bayreuther Inszenierung des "Parsifal" wurde im Jahr ihrer Premiere 2008 von der
    Zeitschrift "Opernwelt" zur "Aufführung des Jahres" gewählt und auch danach mehrfach mit Preisen ausgezeichnet.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen