Habemus Gauck!

Angela Merkel disse que eleição de Gauck é a conquista para a reunificação

A Assembleia Federal alemã elegeu neste domingo Joachim Gauck, um conservador liberal de esquerda, como novo presidente do país.
Natural do Leste Alemão e teólogo de formação académica, Joachim Gauck, de 72 anos, foi activista dos direitos civis na antiga Alemanha comunista.
Na infãncia, Gauck foi marcado pela deportação do seu pai para um campo de trabalho stalinista em 1951. Na época ele tinha 11 anos. A sua aspiração à carreira de jornalista foi-lhe negada na Alemanha comunista, então ele estudou teologia protestante. Na igreja ele encontrou certa liberdade, e a usou tão bem que, apesar de ter sido alvo constante da Stasi, nunca foi preso.
Como pastor em Rostock, Gauck sempre chamou a atenção pelos seus discursos críticos. Em 1989 presidiu os serviços religiosos semanais para a transformação da sociedade, que deram origem a manifestações de massa em Rostock. Nas primeiras eleições parlamentares livres, em 1990, ele chegou à Câmara como deputado dos movimentos sociais que formaram a Aliança 90.
Ironicamente, a Angela Merkel tem um presidente que, em princípio ela não queria, mas com quem se entenderá melhor com ela do que com os social-democratas e verdes. Joachim Gauck vê-se a si mesmo como um  "conservador liberal de esquerda". Liberal para ele tem a ver com a liberdade, o que não se ajusta muito com o conceito da esquerda.

Kommentare

  1. Estava agora a preparar o meu postal sobre o tema e desconfiei que a Teresa já cá tinha a notícia :-)

    AntwortenLöschen
  2. "Que lindo domingo"

    ...disse Joachim Gauck, segundos após ser eleito o 11º Presidente da República Federal da Alemanha, com 991 dos 1.228 votos válidos da Assembleia Federal.
    Também como presidente, diz não conseguir conceber nem o mundo, nem o seu país, sem liberdade e responsabilidade.
    Ele aceita a tarefa com gratidão.

    AntwortenLöschen
  3. Ich heiße Angela Merkel.
    Und mein Mann Joachim Sauter.
    Ich bin in Hamburg geboren, bin aber in Templin in der Uckermark groß geworden. Die Uckermark liegt im Bundesland Brandenburg.
    Mein Mann ist Chemieprofessor in Berlin.
    Am Wochenende fahren wir gern ins Grüne. Bei einem Spaziergang oder bei der Gartenarbeit kann ich mich am besten erholen.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!