O 22º encontro do Círculo Literário

Ruth Rendell é uma perfeita contadora de histórias, nessas histórias, as personagens masculinas são especialmente conseguidas, exemplo disso, a figura do inspector-chefe Reginald Wexford, que surge em grande parte dos seus romances, assim como a do inspector Michael Burden.
Soberano e elegante Wexford desvenda desde 1964 crimes em Kingsmarkham, a fictícia localidade próxima de Londres. Também o 20º caso é resolvido pelo chefe-inspector com noblesse britânica.
Em Lágrimas (End in Tears) Rendell lança a sua lente analítica sobre temas da actualidade, como o tráfico de bebés e uma rede ilegal de mães de aluguer.
Wexford além de ter de investigar os assassínios de duas adolescentes, Amber e Megan, tem ainda que enfrentar a gravidez da sua filha Sylvia, que espera um filho que será criado pelo ex-marido e pela sua actual companheira, Naomi, que é estéril.
Ruth Rendell mostra os aspectos mais brutais da natureza humana e, que nem sempre os crimes são motivados pela cobiça, mas sim, pelo o egoísmo ou frustrações pessoais.
Com demasiada frequência ocorre o mal em nome do amor.
Não sou fã de romances policiais, aliás, Lágrimas é o segundo romance de Ruth Rendell que até hoje li, tendo gostado mais de Jogos Perversos, o primeiro.
Gostaria que a autora tivesse focado mais o crime em si do que as vidas particulares das personagens femininas como a da Hannah e a de Sylvia, duas mulheres realmente irritantes.

O próximo livro a discutir no Círculo Literário, a 4 de Maio de 2012, em Hösel, será Jeder stirbt für sich allein, 1947, baseado num acontecimento verídico, de um dos grandes escritores da língua alemã Hans Fallada (1893-1947).

Kommentare

  1. Esse ainda não li, mas como os livros dela estão esgotados ou só aparecem em livros de bolso mal amanhados, olha vou ter de esperar... :)

    De qualquer das formas uma das coisas que gosto mais dela é mesmo o perfil psicológico que traça das pessoas que têm conexão com cada caso. Nem sempre são agradáveis, por vezes até bastante desagradáveis, mas ela sabe fazer isso com mestria, sem no entanto ter aquele maniqueísmo do mau ser tão mau que é notório que é ele o assassínio e tudo o resto são vítimas! :)))

    Bom fim de semana, Teresa!

    AntwortenLöschen
  2. Já vi que a Teté te viciou :)

    Ainda não consegui comprar nenhum, mas estou ansiosa.

    Vais ler o quê até 4 de maio???

    Beijinho :)

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!