abstinência depois da farra

Quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia depois da terça-feira gorda, o último dia da temporada de Carnaval.
O tempo da quaresma é de quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos, que não são incluídos na Quaresma.
Durante toda a Quaresma é proposta aos Católicos a abstinência a fim de que estes possam experiênciar os quarenta dias que Jesus jejuou no deserto.

Durante este período a maioria dos alemães, religiosos ou não, abstenhem-se de algo: abstinência de carne, de bebidas alcoólicas, doçarias, TV — a maior parte das crianças adere à proposta de não comer doçarias e não ver TV até
ao Domingo de Páscoa.
Quando renunciamos voluntária e conscientemente, aprendemos a reflectir sobre a nossa vida e a conhecer as nossas próprias possibilidades e, a não nos agarrarmos a experiências passadas. A atitude de renúncia renova e expande a nossa relação com a vida e a morte. Para J. W. von Goethe "a atitude de renúncia é indispensável no trabalho de desenvolvimento intelectual."

Kommentare

  1. É também um exercício de auto-disciplina.
    Bjs

    AntwortenLöschen
  2. Anonym2/22/2012

    Essa abstinência das crianças é louvável.:))
    Bem quero abster-me...mas diariamente.:))
    beijocas
    Nina

    AntwortenLöschen
  3. Anonym2/22/2012

    Eu também me abstenho da cerveja e de comer carne gorda. Quanto aos doces é que é mais difícil, porque os bombons da Arcádia estão sempre a tentar-me.

    AntwortenLöschen
  4. sim sim, olhe fiz bifinhos de frango com molho de laranja e mel. Cheguei-lhe um vinho francês e depois tapei o buraquinho que faltava com gelado de baunilha, com nozes e cerejas, regado com licor.
    Lei da conservação, se uns têm (pelas maldades que fazem) de abster-se, então outros podem cometer uns pecados :-)

    AntwortenLöschen
  5. Ah, eu cá não gosto de abstinências, já basta as que têm de ser. De modo que como carne, doces e tudo, bebo e, se for preciso, também danço. Claro que não sou católica. E porque razão deveria fazer abstinência de coisas que me dão prazer, por conta de qualquer religião que não tenho?!?

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
  6. Olá Teresa
    Esta atitude de abstinência parece-me correcta,não tanto pelos valores religiosos envolvidos, mas sim pela purificação e depuração necessárias ao corpo e à mente.
    Em Portugal, para já, isso não é exequível.
    Beijinho

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

Guardador dos restos do Templo de Poseidon