LEITURAS NO MOSTEIRO

Quinzenalmente, nas noites de terça-feira, às 21 horas, congrega-se no Mosteiro de São Bento da Vitória uma comunidade genuinamente ecuménica – gente de vários credos, idades, proveniências, unida pela aventura de ler e descobrir em voz alta textos dramáticos de épocas, autores, línguas e países diversos. Da Ordem de São Bento sobrevive, contudo, a profissão de fé: “A Escritura cresce com aqueles que a leem”.
No primeiro trimestre do ano, a iniciativa promovida pelo Centro de Documentação do TNSJ continua a dedicar um mês a um país diferente (2012 começa por atribuir o privilégio ao eixo austro-germânico), cruzando-se um clássico e um contemporâneo, mas em Março – altura em que o TNSJ estreia Alma, do dito “pai do teatro português” – as Leituras no Mosteiro voltam a celebrar a polifonia da dramaturgia portuguesa contemporânea. Uma iniciativa que prolonga as experiências de Fevereiro e Setembro do ano passado, quando se realizaram leituras de peças curtas de catorze dramaturgos mais ou menos jovens, mais ou menos emergentes. Segue-se agora uma sessão de peças breves de mais oito autores e uma outra dedicada a José Maria Vieira Mendes.
Calendário Leituras no Mosteiro
Um país por mês: um clássico e um contemporâneo


Alemanha
10 de Janeiro
Leôncio e Lena, de Georg Büchner

24 de Janeiro
Sangue no Pescoço do Gato, de Rainer Werner Fassbinder

Áustria
7 de Fevereiro
A Cacatua Verde, de Arthur Schnitzler

Kommentare

  1. Bom, se as peças no TNSJ estiverem em cena tanto tempo como aqui nos teatros lisboetas, o mais certo é ver-se a seguinte àquela que se está interessado em ver...

    Beijocas!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen