Hoje comemoram-se os 300 anos do nascimento do rei filósofo: Frederico II da Prússia

Concerto em Sans Souci. O rei Frederico II participa tocando flauta.

Frederico II, rei da Prússia, nasceu em Berlim na noite escura de 24 de Janeiro de 1712 – um facho de esperança numa época de muitas dificuldades. A dinastia dos Hohenzollern tinha agora um herdeiro, no qual estavam depositadas todas as esperanças. Frederico era uma criança muito sensível, que preferia a companhia dos livros, da mãe e da irmã mais velha, Wilhelmine, a unir-se às cavalgadas e exercícios militares do pai.
Amante das artes e da literatura, Frederico II, que subiu ao trono em 31 de Maio de 1740, costumava oferecer banquetes a convidados especiais, com os quais podia partilhar a sua cultura. Nessas ocasiões, a língua falada era o francês e não apenas quando Voltaire, amigo pessoal do rei, estava entre os convidados. O rei manteve correspondência durante décadas com o grande filósofo francês.
Todas as noites eram realizados concertos no palácio para um público selecionado. Nessas ocasiões, o próprio monarca, um excelente flautista, era o solista da noite. Músicos famosos da época, como Carl Philipp Emanuel Bach, eram convidados da corte. Frederico II incentivou e financiou a construção de grandes obras, como a Ópera em Berlim. Culto e amigo das letras, Frederico II reuniu o seu pensamento em obras importantes, escritas quase sempre em frances: História do Meu Tempo, História da Casa de Brande burgo, Anti-Maquiavel, Testamento Político, Ensaio sobre as Formas de Governo, Memórias.
Frederico II foi um rei diferente: acampava com os soldados, preocupou-se com o bem-estar do povo e apesar de seu autoritarismo considerava-se um servidor do Estado. Promoveu reformas no Judiciário, proibiu a tortura, desenvolveu a instrução pública e decretou a tolerância religiosa. Durante o seu reinado, a Prússia foi uma das principais potências europeias. Frederico II morreu em 17 de agosto de 1786.
O povo alemão ainda hoje o denomina carinhosamente "Alter Fritz" (velho Fritz).

Kommentare

  1. Quem!? Esse não foi o inventor das batatas Fritz.

    AntwortenLöschen
  2. Ahahah, pois, o Carlos tem razão, nós somos tugas, não sabemos quem foi esse alter Fritz. Mesmo na wiki, fiquei na dúvida se era um rei Frederico II ou coisa ou uma cadeia de hotéis. Provavelmente as duas... :)))

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
  3. Realmente, um rei diferente dos da sua época... Não é exatamente em vão que, em França, uns anos depois, cortaram a cabeça aos monarcas! ;)

    Bem me parecia que faltava qualquer coisinha... acontece! :)

    AntwortenLöschen
  4. Os que não sabem quem foi Frederico "o Grande" provavelmente também não irão saber porque o seu túmulo tem sempre batatas sobre a campa :-))
    Mesmo assim aqui fica a fotografia do túmulo de Frederico II, sem dúvida um dos maiores vultos da Hitória alemã.
    Do lado esquerdo estão os túmulos dos seus cães.
    https://picasaweb.google.com/lh/photo/KQqRWFMHIrSMOXG8FAtswNMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink

    AntwortenLöschen
  5. ótimo post, gostei de conhecer essa história. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes