Gloriosa

Até terça-feira à noite nunca tinha ouvido falar na excêntrica milionária Florence Foster Jenkins (1868-1944), que, sem nenhum talento lírico, decidiu enveredar pelo mundo da ópera e, que apesar de não acertar uma única nota musical acreditou no sonho de ser cantora até o fim. Gravou discos, os seus recitais no Ritz-Carlton Hotel eram disputados à bofetada. A receita ia sempre para instituições de caridade.
No meio de seu público estavam nomes como Cole Porter e Noel Coward, a quem a soprano oferecia repertório requintado, com músicas de Mozart, Verdi e Strauss. Apesar de boa pianista, Florence era desafinadíssima como cantora, tanto que ficou conhecida como "A diva do grito".
Tinha 76 anos quando deu um concerto no prestigioso Carnegie Hall. Feito o anúncio, os bilhetes esgotaram-se em poucas horas. Mais de duas mil pessoas estavam à porta do teatro, na noite de 25 de outubro de 1944, a tentar comprar algum bilhete de desistentes. Quem viu garante que foi uma apresentação inesquecível. Entre uma música e outra havia intervalos enormes para a Diva mudar de roupa: "Angel of inspiration" — tornou-se um clássico.
Um mês depois do concerto, morreu Narcissa Florence Foster Jenkins.

Johanna von Koczian trajando o famoso "Angel of Inspiration"

Esta é a história tratada em "Glorious", comédia musical do inglês Peter Quilter, que privilegia os dez últimos anos da vida da soprano, a partir de 1934, ano em que conheceu o pianista Cosmé McMoon com quem formou uma dupla até o fim da vida.
A sua estreia mundial teve lugar em Agosto de 2005, no Birmingham Repertory Theatre, na Inglaterra, e tornou-se a peça mais rendosa na história daquele teatro. Foi apresentada, com lotação esgotada, em várias cidades do país até estrear em Londres, onde teve óptimas críticas e permaneceu por seis meses no Duchess Theatre.
Em 2006 e 2007 "Glorious" foi encenada em mais de 20 países, em todas as partes do mundo – Alemanha, Holanda, África do Sul, Canadá, Austrália e Estados Unidos, entre outros.
"Glorious" é uma comédia grandiosa e uma homenagem enternecedora a esta mulher, cuja alegria de viver, força de vontade e dedicação à música contagiam absolutamente. Uma noite de teatro extremamente cómica.
Obrigada, Christa, pelo convite.

Kommentare

  1. Obrigado pela divulgação, Teresa. De outro modo nunca teria sabido desta história.
    Cumprimentos

    AntwortenLöschen
  2. Nunca tinha ouvido falar dela, mas gostei da sua história.

    AntwortenLöschen
  3. Fui ouvi-la no Youtube e realmente desafinava (gritava) um bocadinho :)

    AntwortenLöschen
  4. Confesso que nunca tinha ouvido falar da senhora.
    Sempre a aprender....

    AntwortenLöschen
  5. Volto aqui para lhe agradecer o convite que fez no meu blogue.
    Mas isto agora fica complicado para viagens :-)
    Há bem pouco tempo "desci" quase até aí, fomos ao Castelo de Lembeck assistir a um espectáculo de Tatort-Dinner. Não sei se conhece mas são muito interessantes, pois é representada uma peça (tipo livro policial) no meio de um jantar...
    Encontram-se muitos espectáculos destes procurando na net com Tatort Dinner ou Krimi Dinner.
    Um abraço

    AntwortenLöschen
  6. Pronto, já fiquei a saber quem era ... Confesso a mais absoluta ignorância. Uma história muito engraçada e de certa forma uma lição de tenacidade embora também de um certo autismo pelo que conta. Existe por cá nos nossos dias uma figura semelhante ...

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!