Franz Liszt nasceu em 22 de Outubro de 1811 em Doborján

Franz Liszt foi baptizado em latim com o nome "Franciscus", mas os seus amigos mais próximos sempre o chamaram de "Franz", a versão alemã do seu nome.
Era chamado de "François" em francês, "Ferenc", "Ferencz" ou "Ferentz" em húngaro; no seu passaporte húngaro de 1874, o nome registrado era "Dr. Liszt Ferencz".

Franz Liszt era sogro de um famoso compositor alemão. Sabem quem era?
Claro que a Nina sabia: o meu muito amado Richard Wagner.

E como se chamava essa filha de Franz Liszt, que traíu o marido, Hans von Bülow, por causa da sua paixão pelo Richard Wagner?
A Nina continuou a respondeu acertadamente: Cosima Francesca Gaetana Wagner, filha do pianista húngaro Franz Liszt com a Condessa Marie d'Agoult, (Marie de Flavigny) foi a segunda esposa do compositor alemão Richard Wagner, tendo com ele duas filhas e um filho.
Após a morte do marido, em 1883, tornou-se a responsável do Festival de Bayreuth até 1914. Morreu com a idade de 92 anos, em 1930.

Kommentare

  1. Foi sogro de Richard Wagner.:)
    beijinhos e um excelente fds!

    AntwortenLöschen
  2. Claro que para muitos olham mais para os escândalos da vida privada dos grandes nomes em torno de Franz Lizt... mas nada disso importa ao lado do salto evolutivo no romantismo ao piano com a ternurenta Liebestraum, a força das Rapsódias Húngaras, a incomodativa valsa Mefisto... já agora conhece as transposições das 9 sinfonias de Beethoven para piano da autoria de Lizt... surpreendente como meteu num instrumento toda a orquestra.

    AntwortenLöschen
  3. Só por curiosidade.
    Não será normal para uma criança, mas estranhamente, um dos primeiros filmes que vi, com meu pai, foi "A Vida de Liszt" !
    Fiquei impressionadíssimo (no bom sentido)!!!
    .

    AntwortenLöschen
  4. Chamava-se Cosima e a paixão, ainda casada com Hans, levou-a a ter um filho de Wagner.:)

    AntwortenLöschen
  5. Bom, já cheguei tarde para adivinhar o que quer que seja, mas Liszt é dos compositores clássicos que conheço pior a vida e obra. Portanto, teria de ir procurar pela net... :)

    A imagem do Google, como sempre, está muito gira!

    Beijocas e bom regresso ao lar!

    AntwortenLöschen
  6. Adoro as imagens do Google e as histórias que estão associadas à mesma,

    AntwortenLöschen
  7. Vim, apenas, dizer-te que gostei tanto do título do teu novo post, a expressão de Shakespeare, que to roubei.:))
    Espero que não te importes.:)
    beijinhos

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!