A praia da minha vida

Não é assim tão simples escrever sobre A praia da minha vida, tema proposto este Verão pelo Carlos Barbosa de Oliveira do "Crónicas do Rochedo".


Como a minha mãe era natural de Trás-os-Montes, já tinha 8 anos quando viu pela primeira vez o mar. Desde aquele momento que detestou a praia.
Já mãe e a viver no Porto ainda tentou fazer comigo uma temporada de praia: alugou uma barraca na Praia de Leça da Palmeira, onde se escondia todo o dia para evitar apanhar qualquer raiozito de sol. Um dia as suas pernas incharam de tal maneira e sentiu-se tão indisposta, que foi obrigada a chamar o médico. Nunca mais lá voltamos.
Enquanto todas as minhas amigas faziam férias junto ao mar, eu tinha de me contentar em acompanhar a minha mãe até Caldelas.
Desde sempre que os meus tios de Lisboa queriam que eu os visitasse e passasse com eles o Verão na casa da Assafora, mas como a minha mãe nunca gostou da família do meu pai, recusava-se que eu fosse.
Num Verão, tinha eu nessa altura 15 anos, tanto insisti, que ela acabou por me me deixar ir. A partir de então e até eu ir para Londres, passei todos os verões nas casas dos meus tios de Lisboa e da Assafora. Não exagero ao dizer, que foram os verões mais felizes da minha vida.
A Casa da Torre ficava dentro do pinhal e para irmos à praia tínhamos que descer uma falésia, daí ter por nome a Praia da Falésia. Nunca cheguei a saber o verdadeiro nome dessa praia deserta, não vigiada, tendo os meus tios, os seus amigos e convidados como únicos frequentadores.

Kommentare

  1. A tua mãe devia ser como a minha avó, que detestava praia. Aliás, nunca vestiu um fato de banho na vida, que os achava indecorosos... :)

    Mas pelo menos conheceste a praia pelo olhar de quem gosta dela e tens essas boas lembranças de férias com os tios. Que isso de ir para Caldelas não me parece grande graça para uma criança... :)))

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
  2. Anonym8/19/2011

    Obrigado pela participação, Teresa.
    Com o seu post encerro amanhã o desafio.
    Tinha uma tia que padecia do mesmo mal da sua Mãe. Felizmente para o meu primo, ela deixava-o ir connosco todos os anos e, curioso, ainda hoje ele fala muitas vezes daqueles Verões em que se sentia verdadeiramente feliz.

    AntwortenLöschen
  3. Tal como o Carlos, eu tenho uma tia que tinha o mesmo problema que a sua mãe.
    Tem um apartamento na Figueira, vai para lá, mas não vai à praia.
    Gostei de ler o seu relato.
    Mesmo sem conhecer a praia.

    AntwortenLöschen
  4. Todos temos as nossas preferências, uns gostam do campo, outros da praia. São preferências que em boa parte nos são transmitidas pelos hábitos que os nossos pais e avós nos transmitiram, ou então não. Mas eu invejo essa tua praia deserta e sem nome porque era mesmo vossa, assim como uma espécie de praia privativa.

    AntwortenLöschen
  5. Belas recordações bem escritas que nos fazem lembrar aquelas coisinhas do passado que nos ficam para sempre.
    Bem haja, Teresa.

    AntwortenLöschen
  6. Boas recordações de infância e da família!
    Já a praia da minha infância foi a da minha mãe e dos pais dela - Nazaré!

    Abraço

    AntwortenLöschen
  7. Uau
    Uma praia deserta com poucos visitantes. Parece o sonho de qualquer um que adore praia, tal como eu.

    AntwortenLöschen
  8. Laufen gegen den Widerstand des Wassers trainiert auf spielerische Art die Beinmuskeln. Da die Füße kühl bleiben, wird auch bei Hitze der Körper nicht überwärmt.

    AntwortenLöschen
  9. Meerespflege pur:
    Aminosäuren, Mineralien und eine Fülle von wichtigen Vitaminen sind das Geheimnis, warum Algen so intensiv auf die oft sensible Gesichtshaut einwirken.

    Krustentiere, Austern, Kaviar und Algen - bislang nur ein Gaumenspaß für Gourmets - bringen jetzt den Körper in Topform.
    Der Grund: Sie enthalten alle Wirkstoffe, die die Haut braucht um straff und schön zu bleiben.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!