José de Sousa Saramago faleceu aos 87 anos no dia 18 de Junho de 2010 na sua casa no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias.

Kommentare

  1. Anonym6/18/2011

    Luz para a sua alma.
    Curiosamente, pertenço ao núcleo de professores de Língua Portuguesa que não o apreciavam. Talvez um dia destes tente contrariar-me...a ver se lhe acho graça.
    De qualquer forma, levou Portugal à ribalta com o Nobel, só por isso já merece ser lembrado.:)
    (Gosto da BD dele " a Flor maior/más grande do mundo" e trabalho-a muitas vezes em oficina de escrita:))
    bji

    AntwortenLöschen
  2. Tive o privilégio de o conhecer pessoalmente, com ele ter privado e do o ter acompanhado no seu deambular pelo País para escrever “Viagem a Portugal”. Por de perto o ter conhecido, e com ele conversado, jamais entendi as vozes que se levantaram separando o homem do escritor. Talvez a razão radicasse no facto de ele ter sido comunista... Tenho (e li) a sua obra praticamente completa, alguma autografada.
    Saramago foi, e é, único no estilo,na mestria com que trabalhou a língua portuguesa, e na magia com que criou as suas personagens, como a mulher do médico (Ensaio Sobre a Cegueira) e Blimunda (Memorial do Convento).
    É justo homenagearmos a sua memória.
    Obrigado, Teresa.
    Um abraço do amigo de longe.

    AntwortenLöschen
  3. Confesso que não era (não sou) particularmente fã de Saramago embora o talento e relevância artística sejam obviamente indiscutíveis. É uma questão química acho. Agora que estamos claramente mais pobres culturalmente estamos e que a sua franqueza absoluta era muito necessária isso era ... Justíssima evocação da sua memória, claro.

    AntwortenLöschen
  4. Sem qualquer desfaçatez à memória de um deveras grande escritor, ofensa, e não sendo mordaz, a mim, apraz-me mais um ícone vivo: António Lobo Antunes. Morto... Miguel Torga!

    (É a minha opinião, vale o que vale... e por isso é que é uma opinião...)

    ;)

    AntwortenLöschen
  5. Sem querer abusar de um a espaço que não é o meu, mas penso que fica bem aqui este link, com o vídeo da cerimónia:
    http://aeiou.expresso.pt/saramago-cinzas-ja-foram-depositadas-junto-a-casa-dos-bicos=f656417

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!