Jodaeiye Nader az Simin | Nader e Simin — uma separação de Asghar Farhadi ganhou o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim 2011

Melhor Actriz: o elenco feminino de Nader e Semin — Uma separação

O filme do realizador iraniano Asghar Farhadi conta a história de um casal que quer deixar o Irão. O marido, contudo, desiste da viagem, porque não quer abandoonar seu pai, vítima de Alzheimer. A mulher, por sua vez, pede o divórcio e deixa a casa em comum onde os dois viviam até então.

O Grande Prémio do Júri a The Turin Horse pode ser lido como uma homenagem ao veterano húngaro Béla Tarr, figura dominante do cinema de autor europeu que anunciou ser este filme, uma radical meditação audiovisual sobre a morte, o seu testamento cinematográfico. The Turin Horseera o outro favorito da crítica para o Urso de Ouro, mas a sua austeridade e ousadia formal tornavam-no numa escolha pouco provável, sobretudo face ao pendor político ou histórico que a competição 2011 mostrou ter e à tradição do certame dar o prémio máximo a filmes com um olhar sobre a realidade contemporânea.
O Urso de Prata de Melhor Realizador foi atribuído ao alemão Ulrich Köhler por Sleeping Sickness, mantendo a tradição do festival de Berlim de não esquecer das produções "da casa".

O prémio de melhor argumento coube a The Forgiveness of Blood, sobre dois adolescentes apanhados num feudo de sangue, rodado na Albânia pelo americano Joshua Marston, e o Urso de Prata de Melhor Contribuição Artística foi entregue, ex-aequo, a Wojciech Staron e Bárbara Enríquez, director de fotografia e cenógrafa de El Premio, de Paula Markovitch.

O segundo filme alemão a concurso, If Not Us, Who, de Andres Veiel, recebeu o Prémio Alfred Bauer, assim chamado em homenagem ao crítico fundador do festival e atribuído a um filme que abra "novas perspectivas ao cinema moderno".


Urso de Ouro: Nader and Semin – A Separation (Irão), de Asghar Farhadi

Urso de Prata (Grande Prémio do Júri): The Turin Horse (Hungria/França/Suiça/Alemanha/EUA), de Béla Tarr

Melhor Realizador: Ulrich Köhler, por Sleeping Sickness (Alemanha/França/Holanda)

Melhor Actriz: o elenco feminino de Nader and Semin – A Separation

Melhor Actor: o elenco masculino de Nader and Semin – A Separation

Melhor Contribuição Artística: ex-aequo, Wojciech Starón e Bárbara Enríquez, respectivamente pela fotografia e cenografia de El Premio (México/Alemanha/Polónia/França) de Paula Markovitch

Melhor Argumento: Joshua Marston e Andamion Murataj, por The Forgiveness of Blood (EUA/GB/Itália) de Joshua Marston

Prémio Alfred Bauer para filmes que “abrem novas perspectivas ao cinema moderno”: If Not Us, Who (Alemanha) de Andres Veiel

Melhor Primeira Obra (atribuída por um júri separado): On the Ice (EUA) de Andrew Okpeah MacLean

Kommentare