Em 29 de Janeiro de 1825 foi fundada a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

A instituição foi criada em 1825, como Real Escola de Cirurgia do Porto. Mais tarde, em 1883, já instalada em edifício próprio junto ao Hospital de Santo António, onde continuou a decorrer o ensino, passou a denominar-se Escola Médico-Cirúrgica do Porto.
Em 1911, com a criação da Universidade do Porto, a escola foi nela integrada como Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, continuando a utilizar as instalações junto ao Hospital de Santo António.
A 24 de junho de 1959 (Dia de São João) ocorreu a transferência de toda a escola para a área da Asprela onde foi construído o edifício hoje ocupado pela faculdade conjuntamente com o Hospital, então designado Hospital Escolar de S. João.
Abel Salazar, Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis, Oliveira Monteiro foram algumas das figuras ilustres que passaram por esta Faculdade.

Para ilustrar a informação. Obrigada paulofski!

Kommentare

  1. Dois apontamentos: Naquelas instalações frente ao H. Stº António, após a saída da medicina, passou a faculdade de Letras e posteriormente a Instituto de medicina legal.
    Lá, tinham aulas dessa especialidade amigos/as (colegas de universidade) meus e era normal fazerem a dissecação de cadáveres. Curiosamente "não se sabe como" rsrs, muitas das moças, à saída, quando metiam as mão nos bolsos da bata, tinham lá ... um pénis ! :)))
    Era também lá que se faziam os exames de sanidade (a examina) às prostituras do Porto e também se faziam exames de verificação de situaçãoes, de sim ou não, estupro
    a raparigas (ex)virgens queixosas.
    No serviço militar, (como ofic.milic.) passaram por mim vários casos destes, de raparigas que se iam queixar de soldados. O que acontecia, era que naquela altura, um soldado que tivesse desvirgindado uma rapariga era obrigado a casar e essa era a maneira que elas encontravam para o efeito !
    (desculpa a extensão)
    .

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!