TRILOGIA MILLENIUM

Em seis domingos consecutivos a ZDF apresenta a trilogia Millennium — do jornalista e activista político, que morreu subitamente em 2004, aos cinquenta anos, vítima de enfarte, e que não chegou a desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra, Stieg Larsson.
Vi a 1ª parte do primeiro filme – Os homens que odiavam as mulheres.
Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, desaparece sem deixar vestígios. No dia do seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada — o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer ou ser morta. Henrik está convencido de que ela foi assassinada. Quase quarenta anos depois o milionário contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, consente em investigar o assassinato de Harriet. No decorrer das investigações Mikael conhece Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados — de preferência, os mais sórdidos — e o ajuda a descobrir a trilha de segredos e perversidades do clã industrial, que recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet.
Um suspense nórdico realmente de arrasar. A heroína, uma jovem e genial hacker, é irresistívelmente fascinante.

Kommentare

  1. Sou completamente fascinada por esta trilogia, como deves saber! O filme sueco, o primeiro, já o vi, que emprestaram-me o CD. Consta que em hollywood estão a fazer um filme à americana, mas desse até tenho medo, que a obra é genial, e eles têm aquela velha mania de suprimir personagens ou inventar outros e cortar cenas importantes que lhes pareçam mais escabrosas...

    Ah, e claro, os livros valem mais a pena! :)))

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
  2. Não vi o princípio, mas vi o do último fim-de-semana e fiquei preso ao ecrã. Gostei muito e vou continuar a ver.
    Entretanto procurei ler algumas informação disponível sobre o autor e sobre a sua obra. Depois virão os livros :-)
    A Alemanha, com os seus 9 vizinhos fronteiriços e colocação no meio da Europa, dá-nos uma variedade cultural nos bons programas de televisão (e não só!), e permite-me conhecer filmes dos países nórdicos, por ex., que raramente passam em Portugal.
    Cumprimentos!

    AntwortenLöschen
  3. Obrigado pelo comentário no meu blogue :-)
    Percebi ontem no sítio da ZDF que afinal só tinha perdido os primeiros minutos do primeiro filme :-)

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon