27 de janeiro de 1973 — termina a guerra do Vietname

Representantes do Vietname do Norte e do Sul, bem como dos Estados Unidos, assinaram em Paris, em 27 de janeiro de 1973, um acordo que pôs fim à guerra do Vietname.
Os principais arquitetos do acordo de Paris foram os chefes das delegações do Vietname do Norte e dos EUA, respectivamente Lê Đức Thọ, aliás Phan Đình Khải, e Henry Kissinger. Os esforços dos dois diplomatas foram agraciados com o Prémio Nobel da Paz de 1973.
"Não é o Vietname comunista que põe em risco os interesses norte-americanos é, sim, o envolvimento dos EUA num conflito insolúvel", argumentou Kissinger.
"

"As condições para a paz mundial melhoraram. Sentimos o efeito libertador do acordo para milhões de atingidos. Infelizmente, as pessoas no Vietname tiveram de sofrer duramente sob a guerra civil ao longo de uma geração", elogiou o chanceler federal alemão Willy Brandt o acordo de Paris.

Kommentare

  1. Olá Ematejoca.
    Vim fazer-te uma visitinha, para ver como andas de humores. Lá pelo sítio onde nos costumamos encontrar, anda uma obcessão tremenda com o rescaldo das eleições e quejandos.
    Há que saudades das coisas belas...
    Desculpa não comentar o teu post.
    Deixo-te um beijo triste.
    Janita

    AntwortenLöschen
  2. Ai está um país de que pouco se fala...
    (Boa data a lembrar.Parabéns pela iniciativa!)

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes