Quatro domingos antes da chegada do Natal, inicia-se a época do Advento. A melancolia chega ao fim, dando lugar à alegria e à expectativa das Festas!


As coroas de Advento possuem quatro velas, que vão sendo acesas, uma a uma, a cada domingo do Advento.
A origem dessas coroas vem de uma tradição pagã européia. Conta-se que, na escuridão do inverno, ao redor de folhas eram acesas velas que simbolizavam o "fogo do deus sol" com a esperança de que sua luz e seu calor voltassem. E para evangelizar as pessoas, os primeiros missionários aproveitaram a tradição, dando novo significado a esse costume.
Sua forma circular simboliza união, além do amor de Deus, que é eterno, sem início e nem fim, e representa o nosso amor a Deus e ao próximo, que deve ser assim também. Os ramos verdes representam a esperança da vinda de Cristo. E as quatro velas lembram as quatro semanas do Advento. A medida em que elas são acesas, representam a chegada de Jesus, luz do mundo.

Kommentare

  1. Por cada vela acesa, recontarei o salário.
    Chegará para dar a alegria esperada a toda a pequenada?
    Fazer as azevias, as filhós, os sonhos, o bacalhau, o perú?
    Não não falo de mim próprio pois tenho boa pensão e não salário.
    Falo do empregado, precário
    Falo do trabalhador, operário
    ... e também dos que não tendo salário, por cada vela acesa nada têm para contar...

    Beijo
    (ainda não me apareceu e sabe que estou à sua espera...)

    AntwortenLöschen
  2. Olha, Teresa, já falaste aqui dessa tradição, de acender uma vela em cada Domingo anterior ao Natal, mas era tradição que não conhecia. Nota, que os meus avós eram muito católicos - lembro-me até que havia uma de receberem em casa durante uns dias a Sagrada Família, que depois entregavam a outro paroquiano - mas dessa nunca lhes ouvi falar. Tem origens no Norte, ou aí em terras alemãs?

    (o meu pai também era do Norte, mas a família e ele não eram muito dados a qualquer religiosidade... ;))

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
  3. Essa tadição natalícia eu desconhecia e pelo que entendo deverá estar há muito em desuso nas casas de famílias católicas.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!