O peruano, Mario Vargas Llosa, um dos maiores escritores da língua espanhola, é o Prémio Nobel da Literatura 2010

Pela primeira vez em 20 anos, um escritor latino-americano ganha o Prémio Nobel de Literatura.
A Academia Sueca anunciou nesta quinta-feira (7/10) que o peruano de 74 anos, Mario Vargas Llosa, foi escolhido para receber o mais prestigiado prémio literário do mundo. A escolha não se deve só pela sua contribuição literária, mas também devido ao seu engajamento político.
Peter Englund, o presidente do júri de literatura do Nobel, explicou a decisão: "Vargas Llosa tem mostrado que a grande literatura pode mudar o mundo. E uma grande literatura é uma literatura mundial".


Nos últimos anos, o Prémio Nobel de Literatura foi recebido em seis vezes consecutivas por autores europeus – incluindo o turco Orhan Pamuk.
Em 2009, a alemã Herta Müller foi a homenageada.
O último latino-americano vencedor do Prémio Nobel de Literatura foi o mexicano Octavio Paz, em 1990, mas o México é considerado um país da América do Norte ou América Central.
Mario Vargas Llosa é o sexto escritor da América Latina a receber o Nobel de Literatura.

Kommentare

  1. "A conversa na catedral" foi um dos livros mais marcantes que li, pelo que estou plenamente convencido da justa atribuição.
    Por acaso, depois praticamente nada mais li,mas como comprei uma obra dele recentemente, já está no prelo para a próxima leitura

    AntwortenLöschen
  2. "No campo político é preciso manter a lucidez, mesmo que isso pareça uma espécie de loucura, num contexto em que a loucura é a norma. No campo literário estou a favor da loucura, da fantasia, dos fantasmas, dos mitos."
    Mario Vargas Llosa

    AntwortenLöschen
  3. Dele li "A Tia Júlia e o Escrevedor" e gostei muito.

    AntwortenLöschen
  4. Li "Travessuras da Menina Má" e ainda tenho cá "A Tia Júlia e o Escrevedor" em stand by para uma próxima leitura. Talvez seja desta.

    Obrigada, sobre por ti esta novidade, que não vi notícias hoje! :)

    AntwortenLöschen
  5. Claro que me pode enviar os parabéns, e agradeco-lhe, é sinal que não se esqueceu de mim.
    Apenas não preciso que façam dos meus anos motivo de festa porque não os sinto como uma.

    AntwortenLöschen
  6. Depois de ter escrito os quatro volumes de Conversa na Catedral (que li e reli), Varas Llosa conquistou lugar de honra na catedral da literatura mundial, agora reconhecido, e bem, pela Academia Sueca com a outorga do Nobel da Literatura.
    Narrador invulgar, surpreendeu o mundo literário com a técnica do diálogo, antes vista, também, em Garcia Marquez e José Saramago.
    Um dia quase o íamos perdendo como génio da literatura, quando decidiu candidatar-se com ideias neoliberais, por um partido de direita, à presidência do Peru. Valeu-nos, para o mantermos como escritor, ter perdido as eleições.
    Com acerto escreveu Vargas Llosa:
    "O génio artístico ou literário não é, em caso algum,garantia de lucidez política."
    Sugiro, a quem não conheça, a leitura de Tia Júlia e o Escrevedor.
    Abraço

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon