Grandes filmes sem sair do sofá!



Nesta noite fria de domingo vi o clássico No Calor da Noite (In the Heat of the Night) de 1967, sobre racismo e justiça, um dos meus filmes preferidos, baseado num romance de John Ball, realizado por Norman Jewison, com os excelentes actores Sidney Poitier e Rod Steiger.

Em Sparta, uma pequena cidade no estado do Mississipi, nos anos 60, um industrial é encontrado assassinado numa rua escura. O chefe da polícia Bill Gillespie pede aos seus homens que procurem nos arredores.
O guarda Sam encontra o negro Virgil Tibbs na estação, à espera do combóio das três da manhã para Memphis e suspeita dele. Ao revistá-lo, encontra na carteira de Tibbs muito dinheiro. Sam resolve levá-lo para a esquadra da polícia.

O rassista Bill Gillespie descobre que Tibbs é um detective perito em homicídios da Filadélfia e pede-lhe, então, que o ajude a investigar o caso. Tibbs recusa, mas acaba por aceitar. Ao amanhecer a polícia prende um fugitivo com a carteira roubada da vítima.
O chefe da polícia dá o caso por encerrado, mas Tibbs tem evidências de que o suspeito é inocente.

A viúva do empresário compreende que apenas Tibbs poderá esclarecer o caso e força Gillespie a continuar, ameaçando desistir da fábrica planeada pelo marido. Gillespie e Tibbs levam adiante as investigações, cada vez mais complicadas, pois a população racista da cidade não quer colaborar com o detective negro, e o ameaça.

A minha cena preferida é quando Virgil Tibbs é esbofeteado por um proprietário de uma plantação de algodão, que empregava trabalhadores na sua maioria afrodescendentes, e devolve a bofetada.
Na novela Tibbs não reage. Contudo, Sidney Poitier ao ler o argumento não gostou e pediu a alteração da cena, que se tornou uma das cenas mais famosas do cinema americano.

Kommentare

  1. Já o vi há tanto tempo que não me lembrava. Fiquei com vontade de o ver de novo.

    AntwortenLöschen
  2. é uma delícia ficar vendo filmes. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
  3. Em tardes de domingo frias e chuvosas, nada melhor do que rever uns bons filmes. Esse foi um dos que me marcaram e foi a revelação de um extarordinário actor.

    AntwortenLöschen
  4. Esse filme deu origem a uma série com o mesmo tema, algures lá para os anos 80, que segui. O tema racismo dá sempre pano para mangas...

    Beijocas!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!