De 18 de setembro a 4 de outubro, Munique voltará a ser o centro das atenções, quando visitantes de todo o mundo participarão na 200ª Festa de Outubro


Muitos perguntam por que a Oktoberfest tem este nome se ela começa em setembro. A primeira festa ocorreu no dia 12 de outubro de 1810, com o casamento do Príncipe Ludwig 1º (posteriormente coroado rei) com a princesa Teresa da Saxônia-Hindburghausen.
A festa, para a qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu num parque longe do centro, baptizado Theresienwiese, em homenagem à noiva. Lá, acontece a Oktoberfest ainda hoje, se bem que numa área maior e asfaltada.
O encerramento e ao mesmo tempo ponto alto da festa foi a corrida de cavalos, com a presença da família real da Baviera. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para outubro do ano seguinte, e assim começou a tradição.
Com o passar dos anos, as comemorações repetiram-se e o festival foi prolongado para os dias anteriores, chegando ao mês de setembro. A escolha da data também leva em consideração as condições climáticas, pois as noites de setembro são mais quentes e assim os visitantes aproveitam melhor as áreas externas do parque. Mas o último fim de semana da Oktoberfest ocorre sempre em outubro.

Kommentare

  1. Querida Teresa!

    Muito interessante e didático o teu post!
    Voltarei amanhã para ler Saramago.
    Estou a ler o Caim.
    O livro já cá estava há muito tempo. Comprei-o logo que foi lançado.
    O mais incrível no Caim, é a forma irónica e até hilariante como ele pega nas grades lacunas da "história inventada" e a revela a todos, por isso ele foi tão "inconveniente" para muitos, os cegos!

    Amiga, tenho-me rido imenso a ler Caim.
    Como adoro rir e aprender, mais lerei, porque ainda não li tudo de Saramago.

    Beijinhos e abraços.

    AntwortenLöschen
  2. Aos meus vários colegas de curso que têm vindo a falar da Oktoberfest, nota-se que sentem/imaginam esta "festa" cheios de entusiasmo e principalmente cheios de vontade de um dia puderem participar nela.
    Aliás, até nas redes sociais se fala da Oktoberfest e as pessoas manifestam de várias maneiras, mas sempre de forma positiva, a simpatia que têm por ela e pelo país em que se realiza. =)

    AntwortenLöschen
  3. Este ano vai haver um Festival da Cerveja em Lisboa, este mês! Será que a ideia é imitar esse? :)

    Beijinhos!

    (vamos lá ver se é desta que consigo comentar!)

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!