Walpurgisnacht — Noite das Bruxas

Segundo uma velha lenda, na noite de 30 de Abril para 1 de Maio reunem-se as bruxas no Brocken, uma montanha situada na cordilheira do Harz, no estado da Saxónia-Anhalt, que Goethe introduz no seu Fausto, entre O lamento inicial de Fausto e a Tragédia de Margarida e dá, assim, à peça uma força demoníaca, profunda e perigosa.


A exposição que vi esta tarde no Goethe-Museum, não se limita a apresentar a Walpurgisnacht — Noite das Bruxas em relacção ao Fausto. Apresenta sim, uma paleta muito variada, tendo cada uma das 14 vitrines um tema diferente, como por exemplo, A perseguição às bruxas na 3ª vitrine. O que é uma bruxa? na 1ª vitrine. As bruxas do século XX e XXI na 14ª e última vitrine.

Kommentare

  1. E as Bruxas de Salem, não entram aqui?
    Parabéns pelo aniversário de casamento. Não é todos os dias que se fala do casamento com essa alegria. Muito bem! Assim fosse com toda a gente e o mundo seria melhor.

    AntwortenLöschen
  2. As bruxas continuam um mito até hoje, suponho que fruto da religião judaico-cristã instalada, que as usou para colocar algumas mulheres "na ordem"... por não acreditarem em "milagres"!

    Enfim, opiniões! :)

    Beijinhos!

    AntwortenLöschen
  3. Quando era miúdo lembro-me de, nessa noite, se colocarem giestas nas portas para afugentar o Diabo

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen