Curiosidades do Campeonato do Mundo de Futebol

O Campeonato do Mundo de Futebol teve como primeiro impulsionador o banqueiro holandês Carl Hirschmann, apaixonado pela modalidade, que acompanhava com grande paixão a realização da CUP, Taça criada pela The Football Association desde 1872, na qual, participavam a Inglaterra, a Escócia, a Irlanda e o País de Gales.
O francês Henri Delaunay, na altura, secretário-geral da Federação Francesa de Futebol, que mais tarde, viria a ser o primeiro secretário-geral da UEFA, fundada em 1954, e principal impulsionador do Campeonato da Europa de Futebol, propôs, no mesmo Congresso, que o torneio se realizasse de quatro em quatro anos, entre as edições dos Jogos Olímpicos.
No ano seguinte, em 1929, num congresso realizado em Barcelona, a FIFA escolheu o ano de 1930 para a realização do 1º Campeonato do Mundo de Futebol e o Uruguai como sede da referida organização.
Esta decisão baseou-se em três factores: o prestígio do futebol uruguaio alcançado com as vitórias nos Jogos Olímpicos de 1924 em Paris e de 1928 em Amsterdão, a comemoração do centenário da independência do Uruguai, e o facto de a Associação de Futebol do Uruguai oferecer vantagens financeiras às equipas participantes.
O primeiro Mundial, realizou-se no estádio Centenário, em Montevidéu, em 18 de Julho de 1930, sendo o Uruguai o 1º Campeão Mundial de Futebol.

Holandeses e uruguaios jogam nesta terça-feira (06/07). As duas equipas tentam chegar à decisão pela terceira vez na história. O Uruguai ganhou em 1930 e 1950, enquanto a Holanda foi vice em 1974 e 1978. A partida será no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo.

Kommentare

  1. Holanda 2-0 Uruguai


    Alemanha 2-1 Espanha


    Holanda 1-1 Alemanha (6-4 g.p)

    AntwortenLöschen
  2. Neste momento a Holanda já vence por um o Uruguai. Ficaria muito feliz, pelos meus amigos holandeses Paul e Trudy, se os laranjas fossem campeões do mundo.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!