Querida Clara



Esta noite a ARD apresenta Querida Clara, um filme de 2008, realizado por Helma Sanders-Brahms com a Martina Gedeck como Clara, Pascal Greggory como Robert Schumann e Malik Zidi como Johannes Brahms.
Clara Schumann, a mulher do compositor Robert Schumann, cujo bicentenário do seu nascimento se comemora no dia 8 de Junho, foi a pianista mais famosa do seu tempo.
Depois de uma árdua tournée através de toda a Europa, o casal Schumann fixa residência em Düsseldorf em 1850, onde Robert toma o cargo de Director Musical desta cidade.
Schumann não se adaptou às pressões do cargo, sendo forçado a renunciar em 1954. Apesar de tudo, um terço de sua obra foi composta durante os quatro anos vividos em Düsseldorf, inclusive os concertos para violino e para violoncelo, a Missa opus 147 e o Réquiem.
Devido ao seu estado avançado de doença mental, tentou suicidar-se, atirando-se ao rio Reno.
Foi internado num hospital psiquiátrico em Bonn-Endenich, onde veio a falecer em 29 de julho de 1856.
Clara ficou sozinha com os filhos, tendo que dar aulas e concertos para sustentar a família.
Embora desamparada, ficou livre para desenvolver finalmente a sua carreira, sendo os seus últimos anos marcados por uma brilhante carreira como professora e o reconhecimento como pianista, chegando até a ser comparada com Liszt.
A amizade profunda entre Clara Schumann e Johannes Brahms, amizade essa, que durou até ao fim da vida de Clara, foi o principal apoio nesses 40 anos, depois da morte do marido.

Kommentare

  1. Pois só agora estou a perceber porque hoje a A2 estava sempre a transmitir Schummann....

    AntwortenLöschen
  2. Quando nos dão a face humana dos génios a dimensão passa a ser outra...

    Obrigado por ma ter dado (não a tinha!)

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes