Quem diria que "A Rapariga Que Roubava Livros" ia desencadear a primeira polémica entre os membros do Círculo Literário!


Num ambiente burguês e harmonioso começou o 9º encontro do Círculo Literário em Benrath, na casa de um dos membros.
Durante a recensão do romance A Rapariga Que Roubava Livros de Markus Zusak desencadeia uma polémica tremenda. Polémica essa, que continua no jardim acompanhada por uma taça de Proseco — onde as vozes dos participantes se levantam várias vezes misturando-se com o barulho da máquina de cortar a relva do vizinho ao lado. Fantástico!


Para os defensores A Rapariga Que Roubava Livros é um dos melhores livros que já leram, para os críticos um dos piores.
Os defensores aconselham os críticos a lê-lo novamente, talvez então, compreendam essa história comovente, maravilhosa, emocionante.
Os críticos replicam, que a história da pequena Liesel não provoca qualquer emoção, devido ao estilo deplorável do autor.
Os defensores mencionam que Zusak é um escritor infanto-juvenil — ganhou o Prémio da Juventude Alemã em 2007 — e este é um livro juvenil, que os jovens gostarão de ler.
Os criticos concordam que os leitores adultos são mais exigentes. Têm a certeza, que vai ser difícil encontrar um jovem que está disposto a ler um calhamaço com quase 600 páginas.
Os defensores dizem que o autor dá uma noção clara e exacta da realidade da Alemanha Nazi.
Os críticos acusam o autor de arrastar a história pelos cabelos, tornando-a inverosímil.


Para mim o melhor de A Rapariga Que Roubava Livros é a ideia quase genial do autor ao escolher a morte como narradora, contando tudo o que vai acontecer. A expectativa de "será que é agora que ele morre?" é muito excitante.
Para mim o pior são as palavras que escapam da boca da mãe adoptiva, a toda a hora: Saumensch, Saukerl, Arschloch. A linguagem ordinária da Rosa não só fere a sensibilidade de uma menina de nove anos, a Liesel, como também a dos leitores.

Conclusão: tal como a minha amiga Teté aconselho também eu a leitura de A Rapariga que Roubava Livros a toda a gente.

Kommentare

  1. Já o tenho há alguns meses na prateleira, em lista de espera. Mas depois deste post, acho que vai saltar para a lista dos prioritários...
    Saudações do Tejo.

    AntwortenLöschen
  2. Não li, mas pela descrição e até pela polémica instalada à sua volta, vou tentar adquiri-lo.
    Querida amiga, bom resto de Domingo e boa semana.
    Beijo.

    AntwortenLöschen
  3. É bom discutir livros, significa que eles nos interrogam, inquietam. O que é óptimo, independentemente da nossa opinião.
    Bjs

    AntwortenLöschen
  4. Bom, pelos vistos, aquilo que este livro não causa é indiferença...

    Digo e repito que ADOREI! Mas também é verdade que não o li na língua original, apenas na tradução para português. De qualquer forma, nunca é o estilo literário (mais simples ou mais rebuscado) que me faz gostar de um livro. O enredo, a caracterização das personagens, a sensação de estar dentro do livro e presenciar/viver aqueles mesmos acontecimentos dizem-me mais... :)

    Mas cada um tem os seus gostos ou paladares, não é?

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
  5. Adoro livros sobre o Holocausto e gostei imenso desta história. Ter colocado a morte a narrar a história foi uma forma sem dúvida diferente de mostrar um outro lado.
    Uma história que nos enche de uma contradição de sentimentos, mas muito bonita. Aconselho também este livro!

    AntwortenLöschen
  6. http://www.youtube.com/watch?v=W2XQsGrqulM#t=66

    Vejam o trailer do filme que vai estrear a 14 Jan 2014 com origem no livro....

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!