A Morte e a Rapariga

A Rapariga que Roubava Livros (no original, The Book Thief) do jovem escritor Markus Zusak foi o romance escolhido para o 9º encontro do Círculo Literário em Benrath.
O mais novo de quatro filhos de um austríaco e de uma alemã, Branko Cincovic (o verdadeiro nome de Markus Zusak) nasceu em Sydney a 23 de Junho de 1975.
Cresceu ouvindo histórias a respeito da Alemanha Nazista, sobre o bombardeio de Munique e sobre judeus marchando pela pequena cidade alemã de sua mãe.
Numa entrevista com o The Sydney Morning Herald Markus Zusak disse:
"Nós temos essas imagens das marchas em fila de garotos e dos Heil Hitlers e essa ideia de que todos na Alemanha estavam nisso juntos.
Mas ainda haviam crianças rebeldes e pessoas que não seguiam as regras e pessoas que esconderam judeus e outras pessoas em suas casas. Então eis outro lado da Alemanha Nazista"


Molching, um pequeno subúrbio de Munique, durante a Segunda Guerra Mundial.
Na Rua Himmel, o autor chama-lhe Rua Céu, embora lá reine um verdadeiro inferno: as pessoas vivem sob o peso do partido nazista e todos os males que ele defendia: o anti-semitismo, o holocausto, o ódio aos homossexuais, o desejo de eliminar os deficientes e os enfermos, e dos bombardeamentos cada vez mais frequentes, mas não deixaram de sonhar.
A Morte é a narradora omnipresente e omnisciente e através do seu olhar intemporal, é-nos contada a história da pequena Liesel Meminger e dos seus pais adoptivos: Hans, caiador e acordeonista, e Rosa, a mulher com cara de cartão amarrotado; do pequeno Rudy, com cabelo cor de limão, assim como de outros moradores da Rua Himmel, e também a história da existência ainda mais precária de Max, o pugilista judeu, que um dia veio esconder-se na cave da família Hubermann. Um livro sobre uma época em que as palavras tinham o poder de destruir ou de salvar.

O Homem por baixo da Escada (no original, Mannen under trappan) da autora sueca Marie Hermanson é o romance de que vamos falar no 10º encontro do Círculo Literário, que se realiza no dia 23 de Julho de 2010.

Kommentare

  1. Uma boa dica para o fim de semana com chuva. Espero que já tenham lançado aqui. Beijo

    AntwortenLöschen
  2. Já sabes que adorei "A Rapariga que Roubava Livros", até aconselhei a toda a gente. O que não disseste foi se tu e as tuas parceiras do Grupo Literário gostaram e isso é que eu gostaria de saber. Mera curiosidade, está claro! :)

    Quanto ao 2º livro, duvido que esteja traduzido em português, este ou outro da autora, na net só aparece na wikipédia em sueco ou alemão (nem em inglês). Não quer dizer que não tenha saído recentemente ou esteja para sair. Porque aí as editoras costumam postar uma sinopse do livro e algo sobre a escritora e não aparece em lado nenhum.

    Beijinhos e bom fim de semana!

    AntwortenLöschen
  3. Há 2 meses passei por Benrath. Ia para Urdenbach e enganei-me :-) Boas leituras.

    AntwortenLöschen
  4. No Google não encontrei. Seria bom se estivesse traduzido ou se entretanto o traduzissem porque parece interessante.

    AntwortenLöschen
  5. Teresa,
    Vai ver o que eu já consegui encontrar..., de Cascais a programação é quase toda de música...
    Os Concertos no Hipódromo têm resultado espectaculares, não sei se conheces o sítio???? Nos Parques Palmela e Marechal Carmona também são muito bons, normalmente são noites muito bem passadas.
    xx

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!