A MULHER PORTUGUESA

Este país não tem pela mulher a consideração que devia ter. A mulher portuguesa, a do povo, trabalha tanto como o homem e quase sempre com mais inteligência. Conheço a do Norte e a do Sul. Conheço a das feiras e a que anda com o negócio de terra em terra. Conheço a de Coimbrã, nas suas lindas casinhas alpendradas, respirando o ar do mar que ali está perto, e lavrando e semeando a terra movediça de areia, porque os homens vão para Lisboa, serradores e carpinteiros, e são elas que hão-de trabalhar o torrão com os seus boizinhos. Conheço as da costa, que lidam com o peixe, o salgam, o carregam, o vendem pelas estradas e caminhos — e às vezes também o pescam — e as raparigas da Afurada que todos os dias amargam na descarga do carvão, sujas e negras como negras; e as que vejo a meu lado rudes, feias e encardidas, a trabalhar como homens e às vezes mais que os homens.
À mulher pobre de Portugal, pouco mais cabe na vida do que o quinhão de ter filhos e de trabalhar até à morte. Eu digo que o que há de melhor na nossa terra é a mulher, e, como um meu amigo, estou quase a jurar que Portugal não acaba enquanto tiver a mulher e a sardinha...
Maria Angelina e Raul Brandão
"Portugal Pequenino"

Kommentare

  1. Sei que não é autora do texto, mas uma simples frase é suficiente para tornar o que seria um elogio à mulher e um apelo ao tratamento igualitário entre géneros, num texto que mata o bebé que quer salvar à nascença.
    Eis o que um texto como este não deve dizer, por desunir logo no início, "tanto como o homem e quase sempre com mais inteligência"

    AntwortenLöschen
  2. Olá amiga, Bom dia!

    Tanta verdade contida neste seu texto!
    O que a minha amiga nos conta é u facto irrefutável, as mulheres portuguesas trabalham muito mais do que a maioria dos homens.
    Nos campos, então então a sua força e dedicação é inegavelmente igual à dos homens e muito mais presente.
    Não é raro ver os homens nas tascas e as mulheres a cavar as hortas...

    Nas cidades, elas começam a ocupar os lugares de destaque nas Empresas, elas são a maioria nas Universidades. Bravas as nossas mulheres portuguesas.

    Bem haja por este texto. Um verdadeiro hino à mulher portuguesa.
    Beijinhos

    AntwortenLöschen
  3. Olá!

    Creio que se trata de um texto antigo. De um Portugal que já não existe. E estou como diz geocrusoe, coloca-se hoje à mulher portuguesa outros desafios, como a igualdade de géneros.

    AntwortenLöschen
  4. Eu bem digo que não gosto de "dias de..." e coisas do género!
    Há muito caminho a percorrer, mesmo para pessoas que julgam que são justas, correctas e que aceitam a igualdade à mínima provocação: deslizam!
    Reparem na facilidade e prontidão que todos têm em falar da "beleza" de Manuela Ferreira Leite quando o que querem, é atacá-la profissionalmente....Ferro Rodrigues, por exemplo, acham-no bonito????? :)
    Quem diz Mulher, pode dizer "gordo", ou "coxo" ou Homosexual...tudo desigualdades e tudo com direito a "dias de...do obeso, do deficiente, ou do gay....
    É urgente passar à fase seguinte!
    Faço questão de lembrar que este tipo de apreciações são feitas por NÓS todos: altos, baixos, gordos, magros,coxos, obesos, homens e mulheres...
    EU QUERO MESMO QUE HAJA IGUALDADE!
    xx

    AntwortenLöschen
  5. Ematejoca
    Creio também que este é um texto já antigo (tens a data?). Esta mulher pobre e trabalhadora, que vive do campo e do mar, enquanto o homem vai trabalhar, já não se encontra: hoje, vive do rendimento de inserção, vai ao café e aos centros comerciais e o campo fica ao abandono. Os filhos também, por acaso. Os homens também já não são carpinteiros ou serralheiros, embora os que o são ganhem bastante bem. Era outro mundo, nem melhor nem pior, diferente. Mas vale a pena reflectir no sentido da nossa evolução, como povo.
    (Papoila, também me irritam esses comentários machistas, mascarados de graçolas!)

    AntwortenLöschen
  6. O Facebook é, de facto, uma rede social que pode ser utilizado para qualquer finalidade.
    Actualmente a sua maior utilização é a de conhecer pessoas, independentemente da distância. Ao contrário do Hi5 (outra rede social) o Facebook consegue conectar-se a muitos mais pontos geográficos do mundo.
    O sucesso do Facebook deve-se à sua enorme expansao global, às aplicações que servem qualquer gosto (quizzes de amor, de cultura, de brincadeiras) e ao chat que substitui a mais conhecida aplicação da internet, que é o Messenger da Microsoft.

    e é basicamente isto =)

    AntwortenLöschen
  7. Belíssimo texto, Teresa!

    Felizmente as mulheres portuguesas actuais já não servem apenas para trabalhar e ter filhos, elas próprias vão descobrindo maneiras de se valorizarem a nível pessoal e profissional. A igualdade de géneros ainda está longe de ser um facto, mas para lá se caminha... :)

    Beijinhos!

    AntwortenLöschen
  8. Minha cara amiga, vim retribuir o comentário que deixou no post O Passe Perdido que foge que foge. Permita-me que brinque com o mesmo. Só falta dizer que "Só uma portuguesa é que podia perder um passe de quase 60 euros no dia 05 do mês!?" ou que toda a ineficácia do nosso país justifica a ineficácia da situação narrada. Eu gosto muito da Alemanha e reconheço as suas qualidades. Em qualquer parte do Mundo, seja em Portugal, na Alemanha, em França, em Angola... eu aponto o dedo ao que acho que não está correcto. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!