"Os jovens artistas devem aproveitar a liberdade da Academia, não aceitando as regras do mercado durante os estudos" Tony Cragg

A Academia Nacional de Belas Artes de Düsseldorf, que existe desde há 200 anos, tem uma longa tradição; é muito conhecida por ter produzido artistas famosos, tais como o Joseph Beuys, Gerhard Richter, Thomas Demand e Andreas Gursky.
Na escadaria principal da entrada estão gravadas as palavras: "Für unsere Studenten nur das Beste" — «Para os nossos estudantes só o melhor».
Há 25 anos a Academia abriu pela primeira vez as portas ao público para mostrar os trabalhos do semestre de inverno dos seus estudantes.
Nos últimos 20 anos aumentou consideràvelmente a influência da arte sobre a sociedade e a economia.
Em 2009 vieram 30.000 visitantes à "Rundgang", que encerrou hoje às 18 horas as suas portas, não se sabendo ainda o número de visitantes deste ano.
Em Fevereiro é a "Rundgang", que nunca perdi desde que vivo em Düsseldorf, excepto nos anos em que estive na Berlinale, o acontecimento mais importante da minha vida cultural.
Durante a tarde de ontem percorri os 3 andares da Academia, sentindo o novo vento que lá sopra desde 2009, ano em que Tony Cragg tomou o cargo de Reitor, substituindo Markus Lüpertz.
Uma primeira vista de olhos prova: não só a fotografia e a arte-vídeo evoluiram, mas também a pintura, na maioria concreta, às vezes até mesmo erótica, está a andar para a frente. Na classe de Tony Cragg dominam interessantes modelos de madeira e metal, dignos de ser vistos.

Kommentare

  1. Olá!
    Teresa, pois então, sobre o plágio.
    Meu post foi um tanto diferente do que esta rolando nesta blogagem coletiva. A Lili, teve seu 'blog' plagiado, textos na integra, total 7 se nao me engano, e o nome do blog como tambem o layout.
    Um horror.

    A minha frase de efeito no blog, não é plágio, gosto dela, é uma citaçao ao Quintana, e sempre estou mudando minhas frases, tudo vai e vem conforme meu humor.
    Hj posto teu carinho.
    BEijos

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen