D. Sebastião I de Portugal nasceu em Lisboa a 20 de Janeiro de 1554

Louco, sim louco, porque quis grandeza
Qual a Sorte a não dá.
Não coube em mim minha certeza;
Por isso onde o areal está
Ficou meu ser que houve, não o que há.

Minha loucura, outros que me a tomem
Como o que nela ia.
Sem a loucura que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadáver adiado que procria?

"Mensagem", Fernando Pessoa



Este filme a que dou o título de O QUINTO IMPÉRIO — ONTEM COMO HOJE baseia-se na peça teatral EL-REI SEBASTIÃO de José Régio.
José Régio (1900 a 1968) foi crítico, poeta, dramaturgo, romancista e ensaísta, figura cimeira do seu tempo e de hoje, segundo uma sua própria declaração, pretendeu analizar o Rei, o Homem e a mítica personagem.
O rei Sebastião depois da estrondosa derrota na Batalha de Alcacer-kibir (1578), mais conhecida pela Batalha dos Três Reis, e por jamais ter sido identificado o seu corpo após a batalha, se tornou no mito do encoberto ele que fora antes o desejado e o destinatário ao mito.
Mito, aliás cantado e exaltado nos sermões do Padre António Vieira (Século VII), pelo filósofo Sampaio Bruno (Século XIX) e no (Século XX) pelo poeta Fernando Pessoa e pelo filósofo José Marinho, entre outros escritores e psicólogos portugueses, como ainda por estudiosos estrangeiros.
Curiosamente, este mito também faz parte da mitologia muçulmana com a mesma nomenclatura do encoberto e, tal como o rei Sebastião, é suposto vir a acontecer o mesmo com o Íman muçulmano (o da décima segunda geração) cuja crença comum é a de que virá num cavalo branco, em uma manhã de nevoeiro para derrubar definitivamente o mal do mundo e estabelecer a concórdia entre os povos.
Manoel de Oliveira

Kommentare

  1. pois te digo, sebastião, que apesar dos teus 456 anos ainda és esperado em manhãs de nevoeiro...

    AntwortenLöschen
  2. Concordo com Pessoa: o Sebastião era louco (ou imaturo, como alguns preferem afirmar)! E a sua loucura meteu os portugueses da época num grande imbróglio... :)

    Beijinhos!

    AntwortenLöschen
  3. fiquei com vontade de ver esse filme. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
  4. Gostos não se discutem =)
    Pessoalmente, conheço o produto de lançamento do New Moon na Alemanha, Inglaterra e japão.
    Espero sinceramente que em Portugal a recolha da edição especial seja igualmente rica como nesses três países.
    Lá terei de esperar por Março o que não é mau de todo, já que nessa altura do ano estou mais livre e relaxa de obrigações académicas do que agora*

    AntwortenLöschen
  5. D.Sebastião é uma figura de trabalho e estudo imenso em Portugal.
    Na Amazónia há lendas que envolvem este nosso rei que são absolutamente maravilhosas

    AntwortenLöschen
  6. ainda bem que não sabia desse aniversário, ontem li a Mensagem e escolhi outro poema que considerei oportuno, se soubesse tínhamos escolhido o mesmo.
    Já agora, era louco, mas não vale a pena suspirar por ele, no poder há muito que em Portugal a loucura não tem faltado.

    AntwortenLöschen
  7. Não sei onde encontrar informação sobre essas lendas.
    Só as conheci num seminário da faculdade onde se falava da Amazónia, e um dos colóquios chamava-se qualquer coisa como : D. Sebastião para lá da Amazónia.
    A lenda original conta que D. Sebastião não desapareceu em batalha, mas que se refugiou na Amazónia e que lá se apaixonou por uma Amazonas ( motivo pelo qual não regressou a Portugal).
    Desse amor nasceram 3 filhas ( cujos nomes não me lembro) mas ainda hoje se fazem festas em honra a estas três filhas que, cada uma à sua maneira, se prestigiou na Amazónia.
    Lembro-me que uma era conhecida por ajudar os moribundos e outra era uma caçadora como não havia igual, conseguindo que a sua tribo nunca passasse fome mesmo em meses de "seca".

    AntwortenLöschen
  8. " Eu não acredito em bruxas, mas que as há há"

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!