A LENDA DE SÃO MARTINHO

Lanterna para o cortejo de São Martinho feita pela Ema

Num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante e gelada. S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor. Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso.

Kommentare

  1. Pode não parecer, Teresa, mas adoro lendas! E esta é bem gira e tenta explicar o fenómeno...

    Beijinhos!

    AntwortenLöschen
  2. Também sou muito apegado às lendas, porque delas transparece uma face da Humanidade que se perdeu. Hoje já me tinha lembrado desta, porque o tradicional Verão de S. Martinho este ano está a fazer negaças. Não é que o dia esteja frio, mas o sol anda tímido a esconder-se atrás das nuvens. Será que as alterações climáticas estão a destruir as lendas?

    AntwortenLöschen
  3. Verdade verdadinha é que neste dia faz sempre sol sabe-se lá porquê

    AntwortenLöschen
  4. Também gosto da lendas, e esta não conhecia.
    Se não fosse a Ematejoca, a quem envio desde já uma beijoca :))), nem me lembrava do São Martinho.
    Castanhas..., nem dei por elas.

    (a verdade é que tenho tido mais trabalho e quando ando na rua, os pensamentos sobre ele - o trabalho - absorvem-me e não vejo nada à minha volta, só o chão que piso)

    Beijo.
    Fátima.

    AntwortenLöschen
  5. Teresa, tão simpático o S. Martinho! É bom recordar estas lendas porque são exemplares e precisamos de exemplos e de legitimidade.
    Abraço (há muito tempo que não vejo os s/comentários que apreciava)

    AntwortenLöschen
  6. Bonito e oportuno texto duma lenda que muitos desconhecerão. O prémio por um gesto de amor e de abnegação? Talvez. Interpretemo-lo como quisermos, mas façamos por segui-lo.
    Maria Letra

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen