O 5° encontro do Círculo Literário em Duisburg


MAR, LUA, FOGO E LOBO
Lua que o mar engole num reflexo de sobras.
Lua que se dissolve nas águas,
Num mergulho de luz que refresca o fogo
E esquece memorias e desejos...
Ofereço meu corpo ao mar,
Deixando que o leve,
Ficando a observar a lua no fundo
Vendo o calor a dissipar-se,
Adormecendo com o som das ondas,
Num uivar de lobo solitário...

Li o poema
Mar, Lua, Fogo e Lobo do jovem poeta Grifo no início do 5° encontro do Círculo Literário, que teve lugar em Duisburg.



Porque é que Karl Heinz Timm se inscreveu voluntariamente em 1942 com 19 anos na SS-Totenkopfdivision, uma organização das "Tropas de Proteção", um grupo de elite que contava com homens racialmente selecionados e disciplinados, que foi criada em 1934 e responsável pela administração de campos de concentração no Terceiro Reich?
Uwe Timm conta no seu livro Am Beispiel meines Bruders a história do seu irmão mais velho, que morreu na Ucrânia em 1943.



O próximo encontro vai ter lugar a 11 de Dezembro 2009 em Düsseldorf. Kein Ort. Nirgends. de Christa Wolf é o livro escolhido.

Kommentare

  1. Bom, sem ler o livro, imagino que muitos jovens alemães se terão juntado às tropas de Hitler, pois ele conseguiu devolver-lhes o orgulho na sua pátria. Que não é coisa a desprezar, especialmente depois de se ter perdido uma guerra e estar a pagar uma factura demasiado alta por isso...

    Ou seja, Hitler foi eleito em 1933 por dar essa crença na Nação, a um povo alemão ainda a "lamber as suas feridas" de guerra. Não porque todos tivessem essa convicção que exterminar judeus e povos de outras raças seria a solução ideal para resolver os problemas da Alemanha! Aliás, esse capítulo nas suas piores facetas só ocorreu depois, mas aí o povo já seguia o líder incondicionalmente. E quem não seguia, ou fugia do país ou tinha o destino traçado. À semelhança de quase todos os ditadores europeus da época.

    Beijinhos, Teresa! (pensei que tinhas vindo de férias... ;))

    AntwortenLöschen
  2. Imagino que poder participar destes círculos literários sejam um imenso prazer, assim, ao menos, revela este doce poema à lua.
    Quanto à participação dos jovens alemães, penso eu na minha pouca informação sobre isso, que principalmente jovens, buscam, ansiam por ideais, e Hitler lhes apresentou um...
    beijo, ótimo final de semana

    AntwortenLöschen
  3. :P


    Posso saber das reacções ao meu poema? xD

    Deve ser interessante participar em eventos do género...

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes