Declaração integral do Comité Nobel sobre a escolha de Barack Obama lida pelo presidente do Comité Thorbjoern Jagland


"O Comité Nobel norueguês decidiu que o Prémio Nobel da paz de 2009 será entregue ao Presidente Barack Obama pelo extraordinário esforço para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos.
O Comité atribui especial importância à visão e ao trabalho de Obama para alcançar um mundo sem armas nucleares.
Como presidente, Obama criou um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral ganhou uma posição central, com ênfase no papel que as Nações Unidas e outras instituições internacionais podem desempenhar.
O diálogo e as negociações são preferidos como instrumentos de resolução mesmo nos mais difíceis conflitos internacionais.
Graças à iniciativa de Obama, os EUA desempenham agora um papel mais construtivo no sentido de responder aos grandes desafios climáticos com que o mundo é confrontado.
A democracia e os direitos humanos têm de ser reforçados.
É muito raro uma pessoa conseguir, no tempo em que Obama conseguiu, capturar a atenção mundial e dar às pessoas um sentimento de esperança rumo a um futuro melhor.
A sua diplomacia é fundada no conceito de que aqueles que governam o mundo têm de o fazer com base em valores e atitudes partilhadas pela maioria da população mundial.
Durante 108 anos, o Comité Nobel norueguês lutou precisamente para estimular este tipo de política internacional e estas atitudes das quais Obama é agora o principal porta-voz mundial.
O Comité subscreve o apelo de Obama de que 'agora é tempo de todos nós tomarmos a nossa parte de responsabilidade para se alcançar uma resposta mundial aos desafios mundiais'."

Kommentare

  1. Este premio poderá condicionar as decisões futuras do presidente... Mas mesmo assim acho muito cedo, devido á falta de resultados no medio oriente... para já.

    AntwortenLöschen
  2. Não entendo este prémio, francamente!

    Ele tem (ou parecer ter) boas intenções, mas por enquanto ainda não fez nada! Apesar da satisfação de ver Bush voar para o seu rancho, acho que não chega para um Nobel da Paz!

    A academia sueca não viu bem o filme... ;)

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
  3. Que bom, fico muito contente por ele.
    E esta amiga que parece ausente, acaba por vos ter sempre presente no pensamento mesmo que já não apareça tantas vezes como quereria.
    Beijos
    Isabel

    AntwortenLöschen
  4. Sem dúvida o Nobel mais prestigiado.
    Ainda não sei é se será o candidato mais justo.

    AntwortenLöschen
  5. Também o meu!
    Fiquei tão contente.
    Espero que seja um incentivo para fazer mais e melhor.
    Beijinhos

    AntwortenLöschen
  6. Nobel da Paz para Obama é estímulo e voto de confiança. Não que não venha merecer no futuro, mas é muito cedo. Não há outro que mereça talvez. Enquanto isso o Mahatma Gandhi, o maior líder pacifista do século XX, e um dos maiores da História nunca mereceu esta distinção.
    Os 625 bilhões de dólares que foram aprovados para orçamento militar do presidente "Nobel da Paz"... Os americanos continuam bombardeando o Afeganistão e aumenta as bases militares na América do Sul e Central... Desculpe o desabafo não fique brava comigo e espero que ele faça jus ao prémio. Beijo

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!