7 de Setembro de 1949 ~ Constituição do Conselho Federal (Bundesrat) e do Parlamento Federal (Bundestag) em Bonn

60 anos do Parlamento Federal Alemão

Desde 29 de Setembro de 2000, o Conselho Federal também se reúne em Berlim.
O Conselho Federal é o orgão conjunto dos Estados a nível federal, através do qual estes participam activamente na legislação e na administração da União. Os membros do Conselho Federal são representantes dos governos dos 16 Estados. Dependendo do número de habitantes, os Estados têm entre três e seis votos nos escrutínios.
Antes de enviar um novo projecto de lei ao Parlamento, o governo federal tem de proporcionar ao Conselho Federal a possibilidade de dar o seu parecer a esse respeito. Muitas leis necessitam até mesmo da aprovação do órgão representativo dos Estados. O Conselho Federal elege pelo período de um ano o seu presidente que é, ao mesmo tempo, o governador de um dos Estados. Um cargo de destaque, pois ele substitui o Presidente federal, no caso da sua ausência ou impedimento.

Kommentare

  1. Não entendi muito bem: o Reichstag (que Hitler mandou incendiar), tem alguma coisa a ver com esses parlamentos federais?

    Enfim, isto à 2ª feira às vezes demora a acordar... :)

    AntwortenLöschen
  2. cada vez admiro mais a cultura alemã e mesmo ao ler um dos livros mais difíceis de sempre, onde se vê a encruzilhada e a cegueira do III reich, cada vez fico mais fascinado.
    Tenho de recomençar a recordar a língua que está a sair da minha memória a grande velocidade

    AntwortenLöschen
  3. Ontem vi um documentario incrivel sobre o comunismo de Estaline, o nazismo de Hitler, a união de ambos,ao "desfazamento" da Polónia, e o ataque à União Soviética.
    Simplesmente incrível!

    AntwortenLöschen
  4. E, voltei deste interregno bem grande vamos verse continuarei certinha ou não, o computador cansou-me e agarrei na sebenta e na caneta e escrevi, sempre com as folhas por perto para onde quer que vá mas de outra forma.
    Dei férias ao computador, também precisa coitadinho!!!
    Beijo
    Isabel

    AntwortenLöschen
  5. Teresa leia,

    http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=M%E1rio%20Crespo

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!