Início da construção do maior símbolo da Guerra Fria: o Muro de Berlim!

"Terrível! Esta fronteira de pedra ergue-se... ofende/ os que desejam ir para onde lhes aprouver/ não para um túmulo de massa/ um povo de pensadores." Volker Braun, 1965

Na madrugada de 13 de Agosto de 1961, a população de Berlim, próxima à linha que separava a cidade em duas partes, foi despertada por barulhos estranhos. Ao abrirem suas janelas, depararam-se com um grande movimento nas ruas à sua frente.
Guardas da República Democrática Alemã começaram a fechar com arame farpado a fronteira que separava as partes oriental e ocidental de Berlim, bem como Berlim Ocidental do território da Alemanha Oriental. Atrás deles, trabalhadores desembarcavam dos caminhões descarregando tijolos, blocos de concreto e sacos de cimento. Ao tempo em que algum deles feriam o duro solo com picaretas e britadeiras, outros começavam a preparar a argamassa, que se alongou nos meses seguintes, por 37 quilometros dentro da zona residencial da cidade. Assim, do nada, começou a brotar um muro, "Schandfleck Mauer", como o chamavam os alemães. Agravou-se assim a divisão da Alemanha no pós-guerra, dificultando a fuga de alemães-orientais para o Ocidente.

Kommentare

  1. Todo o muro entre homens é uma barreira, alguns nasceram naturalmente e podem ser transpostos sempre que o homem quiser, são os casos das línguas dos homens que aceitam que o outro fale diferente. outros estão cheios de portas para se passar de um lado para outro como as fronteiras de terras de circulação livre e há os que envergonham a humanidade como o de berlim, no médio-oriente, na flandres, entre outros e são sempre uma vergonha para a civilização e um sinal de prepotência do mais medíocre

    AntwortenLöschen
  2. Olá, Teresa

    Venho num saltinho porque estou com uma pen que falha constantemente.

    Ainda não li o livro de que me falaste, mas já está na lista.

    Os muros quando não são naturais, como na natureza, só servem para afastar, promover o ódio, são prisões que impedem a circulação livre do pensamento.

    Beijinhos
    Isabel

    AntwortenLöschen
  3. Por acaso vou para Berlim dentro de umas horas ... de férias :-)

    AntwortenLöschen
  4. É conhecido pelo mundo inteiro, e a sua história nunca será esquecida.

    AntwortenLöschen
  5. Um muro que durou 28 longos anos... a intensificar o ódio entre regimes e povos! Um muro que ficou na história, como um símbolo bem negativo do que há de pior nos homens!

    Beijinhos!

    AntwortenLöschen
  6. Pois eu estive hoje no Museu do Check Point Charlie ... e na verdade é mesmo um simbolo. Li num postal do Sakarov umas palavras que eram mais ou menos estas: Esta é a ultima palavra sábia: só merece a vida e a liberdade quem estiver todos os dias disposto a lutar por elas.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes