Celebra-se hoje o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Uma data instituída pela UNESCO, que procura promover o livro


O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é celebrado a 23 de Abril em 100 países. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare (nasceu e morreu no mesmo dia, 52 anos depois), Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens,
“a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade”.

Hoje, há 445 anos!

Kommentare

  1. E é por isso que queriam começar a feira do livro de Lisboa nesta data, só que lá as novas barracas ainda não estavam prontas, tiveram de adiar para 30.

    Não sabia que Shakespeare tinha nascido e morrido no mesmo dia, uns anos depois, obviamente.

    Tudo o que seja para promover os livros vale a pena, embora continue a achar que há dias a mais para tudo e mais alguma coisa.

    Beijinhos!

    AntwortenLöschen
  2. "Alguns livros estão imerecidamente esquecidos, nenhum é imerecidamente recordado."

    W.H. Auden

    AntwortenLöschen
  3. Pois este é também um grande dia para a cultura das civilizações, por isso não me esqueci dele

    AntwortenLöschen
  4. bacana. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
  5. Olá Teresa

    Este dia é muito importante, e a escolha de Shakespeare e do seu Hamlet muito oportuna. Também releio muitas vezes Hamlet e de cada vez tenho opiniões diferentes das personagens, principalmente do Príncipe da Dinamarca.

    Beijinhos
    Isabel

    AntwortenLöschen
  6. Um dia importante, que deve ser lembrado, especialmente pelos mais jovens que põem por vezes a leitura um pouco de lado____________e ela é uma fonte inesgotável de sabedoria.
    E vivam as palavras e a comunicação que podemos fazer através dessas mesmas ga falar consigo!
    Beijinho
    Isabel
    Isabel

    AntwortenLöschen
  7. O que eu posso dizer com bastante alegria é que hoje os jovens já procuram muito mais as bibliotecas e "perdem" parte do seu tempo a ler e muitas vezes a tentar compreender uma obra.
    Recordo-me de ter montado 3 bibliotecas, de estar à frente delas e de notar que dia após dia a frequência aumentava e o pedido de empréstimo de livros para casa também.
    Havia a semana "Lê em família", na qual se abriam as portas aos familiares que quisessem partilhar o espaço e também os alunos podiam requisitar 2 livros em vez de um.

    Tínhamos a biblioteca cheia de leitores.
    Adorei este trabalho!

    AntwortenLöschen
  8. Rita M4/23/2009

    Vivam os livros que sao uma fonte de cultura

    AntwortenLöschen
  9. Hoje faz um ano que travei conhecimento com a Teresa!
    .
    Viva Shakespeare porque escreveu o que escreveu e, porque nos apresentou.
    .
    Beijinhos
    .
    Carlos

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes