Albert Einstein nasceu em Ulm a 14 de Março de 1879 —

"O espírito científico, fortemente armado com seu método, não existe sem a religiosidade cósmica.
Ela se distingue da crença das multidões ingénuas que consideram Deus um Ser de quem esperam benignidade e do qual temem o castigo - uma espécie de sentimento exaltado da mesma natureza que os laços do filho com o pai, um ser com quem também estabelecem relações pessoais, por respeitosas que sejam. Mas o sábio, bem convencido, da lei de causalidade de qualquer acontecimento, decifra o futuro e o passado submetidos às mesmas regras de necessidade e determinismo. A moral não lhe suscita problemas com os deuses, mas simplesmente com os homens. A sua religiosidade, consiste em espantar-se, em extasiar-se diante da harmonia das leis da natureza, revelando uma inteligência tão superior que todos os pensamentos humanos e todo seu engenho não podem desvendar, diante dela, a não ser seu nada irrisório. Este sentimento desenvolve a regra dominante de sua vida, de sua coragem, na medida em que supera a servidão dos desejos egoístas. Indubitàvelmente, este sentimento se compara àquele que animou os espíritos criadores religiosos em todos os tempos."

Kommentare

  1. Bom Dia Teresa

    Sobre Einstein ficou todo o seu pensamento para a posteridade e continua actual. Quem diria que, em criança, ninguém dava nada por ele, para além do seu pai? E chegou a ser classificado, pelo professor da escola, como anormal e sem capacidade para aprender.

    Relativamente ao texto, relevo a sua visão universal e a natureza cósmica que se abre à percepção da realidade do ser humano, na sua vertente religiosa e histórica.

    É a sua inteligência, imaginação, criatividade e autonomia que falam por ele nas suas descobertas científicas, no seu saber pensar.

    A Einstein se deve o entusiasmo do meu irmão, em criança, pela Física e pela Matemática. Um entusiasmo que o levou à astrofísica.

    E já falei muito.

    Beijinhos
    Isabel

    p.s. como sou despistada hoje ao acordar lembrei-me que a Teresa falou dos lençóis azuis, também fala do sofá azul. É uma curiosidade minha, mas o azul que lhe sugere? É uma cor mais relaxante do que o verde, por exemplo? Ou é por outra razão? Já fiz mais do que uma pergunta.

    Agora vou mesmo.

    AntwortenLöschen
  2. Anonym3/14/2009

    Eu nasci a 14 de Outubro ^^

    AntwortenLöschen
  3. Anonym3/16/2009

    "Há duas formas para se viver a vida: Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre."

    Albert Einstein

    AntwortenLöschen
  4. Anonym3/16/2009

    "Há duas formas para se viver a vida: Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre."

    Albert Einstein

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes