O naturalista inglês Charles Darwin nasceu há 200 anos em Shrewsbury, na Inglaterra

Capa do livro A Origem das Espécies, de 1859

CELEBRAR O LEGADO DE DARWIN
FILOMENA NAVES

O naturalista inglês Charles Darwin nasceu há 200 anos em Shrewsbury, na Inglaterra. A viagem que fez à volta do mundo no famoso navio 'Beagle' acabaria por mudar a sua vida e repercutir-se profundamente na ciência. Mas não se livrou de polémica
Quando embarcou, em 1931, como naturalista, no HMS Beagle, para uma viagem que devia durar dois anos, Charles Darwin não sabia que isso iria mudar a sua vida e muito menos revolucionar a história da ciência e a forma como a humanidade se vê a si própria e à vida.
Hoje, dia em que se comemoram 200 anos sobre o nascimento de Charles Darwin, o legado do naturalista inglês continua actual e vivo, nos caminhos trilhados pela biologia molecular e genética, mas também na biotecnologia e na própria biologia da evolução. Foram as suas ideias que abriram este caminho.
Em vez de dois anos, Charles Darwin esteve cinco anos em viagem à volta do mundo. Um percurso que, por circunstâncias da geografia, teve a sua primeira e última escala em território português. A primeira, à ida, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, hoje independente. A última, no regresso, na Terceira, nos Açores. Entre ambas as paragens, o jovem Darwin teve o privilégio de observar a diversidade de espécies no Brasil, tropeçou em fósseis de animais gigantes, que o puseram a pensar na razão porque eles se teriam extinguido e, claro, passou mais de um mês nas ilhas Galápagos, onde se cruzou com tartarugas e pássaros e se horrorizou com o aspecto das iguanas.
Durante esses cinco anos no Beagle, o naturalista atento e curioso coleccionou 1529 espécies, que levou de regresso ao seu país, acondicionadas em garrafas com álcool, levou tartarugas vivas, 3907 espécimens secos, 368 páginas de notas sobre zoologia, mais 1383 de geologia e um diário com 770 páginas. Teve tempo ainda para ler Princípios da Geologia, de Charles Lyell's, que o familiarizou com os processos geológicos mudavam naturalmente a face da Terra, conta a Scientific American.
Darwin regressou a Inglaterra em 1836 e nos anos seguintes, publicar um livro sobre a viagem e desenvolveu o essencial da sua teoria da evolução, embora só tenha publicado On the Origin of Species (A Origem das Espécies) em 1959, depois de saber que um outro naturalista inglês, Russel Wallace, estava a desenvolver uma ideia idêntica.
On the Origin of Species (cujos 150 anos de publicação também se comemoram este ano) defendia a origem comum de toda a vida actual num organismo ancestral. A selecção natural dos mais aptos era uma das suas ideias centrais. O livro grangeou adeptos e causou polémica. Até hoje, pela voz dos criacionistas, a polémica continua. Mas o que ciência demonstrou de muitas maneiras neste século e meio foi que Darwin tinha razão. Na verdade, não há biologia sem evolução.

Vejam também: blog for Darwin
T-Rex and pals
Verlyn Klinkenborg's essay no New York Times

Kommentare

  1. Gosto de Darwin e da sua teoria!

    Pelo menos, sempre me convence mais do que o Adão e Eva no Paraíso, a serpente, a maçã e assim...

    Claro que os elos entre o homem e macaco perderam-se (não tinham de existir alguns em estado de mutação?), mas tem mais lógica... :)

    Beijocas, Teresa!

    AntwortenLöschen
  2. Anonym2/12/2009

    saíram agora várias matérias sobre darwin e os 200 anos do nascimento. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
  3. Olá Teresa

    Hoje andei tanto que fiquei cansada. Sobre o Darwin têm realmente, como diz a Pedrita, saído muitos estudos a propósito.

    Estou estafada, hoje a preguiça até sabe bem.

    Beijinhos
    Isabel

    AntwortenLöschen
  4. Anonym2/12/2009

    A minha primeira paixão por um homem da ciencia, foi por Darwin.

    AntwortenLöschen
  5. Uma paixão por um homem como o Darwin é-te permitida... mais nada. Ele era casado com uma prima direita chamada Emma, e teve 10 filhos.
    A Luisa teve sempre uma paixão pelo Einstein!
    Sabes já, que não tenho acesso ao meu @-mail? Que chatice, já é a segunda vez.
    Como foi a festa ontem? Tu, Rita, como Mulher de Letras tens de escrever mais.
    Todos sentem a vossa falta.

    AntwortenLöschen
  6. Teresa,
    .
    http://balancedscorecard.blogspot.com/2009/02/lagoa-parte-ii.html
    .
    Olhe a mensagem do Raul para si.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

Notícia da Cidade Silvestre de Lídia Jorge