O 59º Festival Internacional de Cinema de Berlim com uma autêntica parada de estrelas sobre a passadeira vermelha diante do Berlinale Palast



O Festival Internacional de Cinema de Berlim - Internationale Filmfestspiele Berlin, mais conhecido como "Berlinale", é um dos mais importantes festivais de cinema da Europa e do mundo, a par das congéneres de Cannes e de Veneza. Decorre todos os anos em Fevereiro, este ano vai do dia 5 a 15 de Fevereiro. Foi inaugurado em 1951 por uma iniciativa dos Estados Unidos, que ocupavam parte da cidade depois da Segunda Guerra Mundial. O júri sempre deu preferencia a filmes representativos de todos os lugares do mundo, do antigo bloco de leste bem como dos países ocidentais. Ao todo, serão exibidos nas diversas secções do festival 386 filmes de 60 países, que deverão ser presenciados por quase 250 mil espectadores. A actriz escocesa Tilda Swinton preside ao júri do Festival de Berlim deste ano. Os outros responsáveis pela atribuição do Urso de Ouro dos Ursos de Prata e do Prémio Alfred Bauer são os realizadores Isabel Coixet, Espanha; Gaston Kaboré, Burkina Faso; Christoph Schlingensief, Alemanha e Wayne Wang, EUA e os escritores Henning Makell e Alice Waters. Os prémios são chamados de Urso de Ouro e Urso de Prata sendo que o urso é o símbolo de Berlim.
O 59º Festival Internacional de Cinema de Berlim foi inaugurado com o filme «The International», do alemão Tom Tykwers, que gira em torno das actividades criminosas de um banco internacional. Os actores são Clive Owen, Naomi Watts, Armin Mueller-Stahl, Ulrich Thomsen. A norte-americana Naomi Watts, declinou o convite para estar em Berlim porque foi mãe recentemente.

Kommentare

  1. Como a imagem de cima me parece a praça sony, pergunto se o festival é lá concentrado? independentemente de gostar de estar a assistir à Belinale... sonhos!

    AntwortenLöschen
  2. Boa! Os BAFTA são a 8 e os Oscares a 22 de Fevereiro, vai dando notícias do Berlinale e quem recebeu os ditos ursos.

    Vai sair na imprensa portuguesa certamente, mas um "relato" local, mesmo que em indirecto, deve ser mais agradável de ler, até pela envolvência!

    Beijoca, Teresa!

    ps - obrigada pelo prémio! :)*

    AntwortenLöschen
  3. Gostaria de estar lá no momento do festival!
    Fora isso gosto muito do filme alemão, foge um pouco da rotina.
    Os convidados da minha postagem é uma forma de homenagear os blogs que mais gosto e as pessoas que ainda não conhece visitem. É um álibi perfeito, não é? Beijo

    Álibi

    AntwortenLöschen
  4. Bom Dia Teresa

    Está espectacular o cabeçalho. O cinema alemão sempre em alta. Esperemos então pelos desenvolvimentos seguintes.

    Beijinho e até logo
    Isabel

    AntwortenLöschen
  5. Das Wettbewerbsprogramm der Internationalen Filmfestspiele steht. Im Rennen um die Goldenen und Silbernen Bären stehen insgesamt 26 Filme aus 18 Ländern, 14 der gezeigten Regiearbeiten sind Weltpremieren. "Tom Tykwers "The International" eröffnet die Berlinale am 5. Februar 2009.

    Die Filme und ihre Termine:
    THE INTERNATIONAL Außer Konkurrenz
    LITTLE SOLDIER Wettbewerb
    RICKY Wettbewerb
    DER VORLESER Außer Konkurrenz
    ABOUT ELLY Wettbewerb
    IN THE ELECTRIC MIST Wettbewerb
    STORM Wettbewerb
    GIGANTE Wettbewerb
    MAMMOTH Wettbewerb
    RAGE Wettbewerb
    ALLE ANDEREN Wettbewerb
    THE MESSENGER Wettbewerb
    THE PRIVATE LIVES OF PIPPA LEE Außer Konkurrenz
    CHERI Wettbewerb
    FOREVER ENTHRALLED Wettbewerb
    LONDON RIVER Wettbewerb
    HAPPY TEARS Wettbewerb
    KATALYN VARGA Wettbewerb
    NOTORIOUS Außer Konkurrenz
    THE DUST OF TIME Außer Konkurrenz
    THE MILK OF SORROW Wettbewerb
    MY ONE AND ONLY Wettbewerb
    DEUTSCHLAND 09 Außer Konkurrenz
    PINK PANTHER II Außer Konkurrenz
    TATARAK Wettbewerb
    EDEN IS WEST Außer Konkurrenz

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon