O escritor nortenho Mário Cláudio recebeu o Prémio Fernando Namora

No Público
O escritor Mário Cláudio recebeu esta tarde o Prémio Fernando Namora/Estoril Sol no Casino Estoril, pelo romance “Camilo Broca”. Cavaco Silva, no seu discurso, lembrou a atenção que o autor dá “à nossa História comum, aos nossos antepassados”.
Mário Cláudio recebeu 25 mil euros numa cerimónia presidida pelo Presidente da República. Nas suas palavras, o escritor “associa, ao aspecto original das suas histórias, uma enorme atenção à nossa história comum, aos nossos antepassados, em especial aqueles que melhor exprimiram artisticamente o nosso modo de ser e sentir".
O autor, por seu lado, recordou uma carta do patrono do galardão, Fernando Namora, assinalando que ela lhe tem servido de "leitura de bússola".
Vasco Graça Moura, o presidente do júri, considerou Mário Cláudio como um “dos raros autores contemporâneos que não dão erros de gramática" e "um dos melhores e mais escorreitos prosadores".
Referindo-se ao romance distinguido, publicado pela Dom Quixote, Graça Moura observou que Camilo Castelo Branco procurou estudar a sua genealogia, nomeadamente saber dos seus antepassados, os Broca de Vila Real.
"Neste sentido, Camilo chegou mesmo a contactar o genealogista Visconde de Baena, e o que Camilo não chegou a fazer fê-lo agora Mário Cláudio", sublinhou o poeta e eurodeputado.
Cavaco Silva não deixou, no seu discurso, passar em branco os 20 anos da morte de Fernando Namora, um autor que "soube traduzir com rara sensibilidade - realçou - a sua experiência de médico e a vida das nossas aldeias e cidades, em meados do século passado".

Kommentare

  1. Ora aí está outro escritor do qual nunca li nada... mas não há tempo para ler tudo, né?

    Beijocas!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!