Tilda Swinton é a Lena no filme "Caravaggio" de Derek Jarman, que ganhou o Urso de Prata em 1986!

Como a actriz escocesa Tilda Swinton preside ao júri do Festival de Cinema de Berlim 2009, a TV apresenta durante o Festival alguns dos filmes dela. O 3SAT mostra, hoje, o filme de 1986 CARAVAGGIO de Derek Jarman com Nigel Terry e Sean Dean.



O pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio encontra-se à porta da morte e deitado na sua cama recorda-se da vida curta mas apaixonada, da sua relação com o seu modelo Ranuccio Thomasoni, e da amante deste, Lena. A cinematização dos últimos dias da vida do artista maldito Caravaggio é um esplendoroso trabalho sobre os sentimentos, tudo sumptuosamente filmado numa espécie de festival visual. Com este filme alcançou Derek Jarman, que tinha apenas 52 anos de idade, quando morreu com a sida, o respeito de toda a crítica. Dereck Jarman filma este Caravaggio como que se um duelo se travasse entre a morte e a luz, abordando temas como o jogo sensual e erótico, a violência e os caminhos que isso pode propiciar para a existência de uma obra de arte plástica. Este filme é uma espécie de tratado sobre a história da arte. Um filme a não perder por causa da grande beleza das imagens.

Kommentare

  1. E não perderei Teresa. Tenho de ver este filme. A vida de Caravaggio foi uma turbulência.

    Eu estou com preguiça, com vontade de me estender e nada fazer. Tenho de ter paciência comigo mesma.

    Beijinhos e até amanhã,
    Isabel

    AntwortenLöschen
  2. Acabo de ver este filme no 3Sat, mas eu já o tinha visto no cinema, no Black Box, há alguns anos.
    É um filme, que fica na memória para sempre.

    AntwortenLöschen
  3. ._______querida Teresa



    obrigada pelo Prémio:=)

    já vai aqui comigo

    ...

    .tenho uma ligação com o Teatro S.Carlos muito "romantica" quando vinha de férias de Paris ia com as minhas amigas brincar para o teatro_____o pai de uma delas era o director na altura. é uma local maravilhoso de se estar. repleto de magia


    ___________///


    já estou como a Isabel__não vou perder este filme da vida de Caravaggio - não vou.não.vou!!!










    beijO_______ternO
    bDomingo

    AntwortenLöschen
  4. Também estou com interesse em ver este filme, embora agora fuja à violência porque passo depois as noites a ... fazer filmes!

    As minhas histórias são reais e garanto-lhe que com a idade que hoje tenho, talvez já não tivesse coragem para as viver de novo.
    Não teria??? Segundo diz o meu marido - É só baterem-te à porta.

    Continuação de bom fim de semana
    Licas

    AntwortenLöschen
  5. O filme deve ser giro...

    Já compararam os meus poemas á sua pintura... Adorava poder ver um pouco da vida desse pintor, em vês de me ficar pelas fotos das suas belas pinturas... :)

    AntwortenLöschen
  6. Sandra.Amo este filme,já o ví no cinema,além,de tudo que já foi comentado,queria acrecentar, a bela e romantica poesia ,inserida no filme,por favor alguem sabe a autoria?

    Beijo.

    AntwortenLöschen
  7. Olá ...
    alguem sabe de quem é a autoria da poesia citada no filme CARAVAGGIO?
    Por favor...

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen