O segundo filme da peruana Claudia Llosa "La Teta Asustada" ganhou o Urso de Ouro 2009!



"La Teta Asustada" ("The Milk Of Sorrow") Spanien/Peru 2009 Realizadora: Claudia Llosa; actores: Magaly Solier, Susi Sänchez, u.a.

"Isto é para o Perú, isto é para o nosso País" disse a realizadora Claudia Llosa, de 32 anos, na noite de 14 de Fevereiro de 2009, quando recebeu o Urso de Ouro pelo seu filme "La Teta Asustada" (The Milk Of Sorrow). É a primeira vez, que um filme peruano entra na competição da Berlinale. A Presidente do Júri, a actriz escocesa Tilda Swinton disse, que a decisão foi por unanimidade.

Os Ursos de Prata foram para a actriz austríaca Birgit Minichmayr pela sua interpretação da Giti no filme de Maren Ades "Alle anderen". O actor Sotigui Kouyate, que foi jogador de futebol na Selecção Nacional de Obervolta, hoje Burkina Faso, antes de começar a sua carreira artística, pela sua actuação no filme "London River" do realizador Rachid Bouchareb concentrando com a actriz Brenda Blethyn.

O realizador persa Asghar Farhadi ganhou o Urso de Prata com o filme "About Elly".

O Urso de Prata pelo melhor argumento foi para Oren Moverman com o "The Messenger", que foi também o seu primeiro trabalho como realizador. Moverman trabalhou até agora como argumentista e escreveu para o film "I'm Not There", a biografia sobre o Bob Dylan. Com o filme "The Messenger" Moverman quis mostrar a guerra de uma perspectiva, que até agora ninguém mostrou: da perspectiva daqueles, que têm que levar a notícia da morte de soldados às famílias daqueles - com toda a dureza e com todas as consequências - tão real como possível.

Leiam também no Público:
O júri internacional do Festival de Berlim, liderado pela actriz Tilda Swinton, atribuiu o Urso de Ouro da 59ª edição do certame, "por unanimidade", ao segundo filme da peruana Claudia Llosa, "La Teta Asustada"
Mas foi a primeira obra de Adrián Biniez, "Gigante", uma produção uruguaia sobre a improvável paixão de um segurança corpulento e lacónico pela mulher de limpeza a quem nunca dirigiu a palavra, que saiu vencedora absoluta da Berlinale, com três galardões: Grande Prémio do Júri (ex-aequo), Prémio Alfred Bauer, atribuído a "filmes que abrem novas perspectivas artísticas" (também ex-aequo) e o prémio de melhor primeira obra (escolhido por um júri separado). "Gigante" está já comprado para Portugal pela Midas.
"Alle Anderen"/ "Everyone Else", segunda obra da alemã Maren Ade, um claustrofóbico "jeu de massacre" sobre um casal jovem cujas férias trazem ao de cima as tensões da sua relação, foi o outro Grande Prémio do Júri ex-aequo. Valeu ainda o Urso de Prata de melhor actriz a Birgit Minichmayr.
"Sweet Rush", de Andrzej Wajda, foi o outro galardoado ex-aequo com o prémio Alfred Bauer
O prémio de melhor actor foi atribuído ao maliano Sotigui Kouyaté por "London River" - a história de uma mãe, inglesa, e de um pai, maliniano (Kouyate), que, depois dos atentados de 7 de Julho de 2005 em Londres, procuram os filhos dos quais não têm notícias. O de melhor actriz a Birgit Minichmayr, por "Alle Aderen".
"The Messenger", de Oren Moverman, o melhor filme exibido este ano a concurso (comprado para Portugal pela Lusomundo), teve de se contentar com o prémio de melhor argumento, enquanto o Urso para o melhor realizador foi entregue, inesperadamente, ao iraniano Asghar Farhadi por "About Elly."
Contribuição artística excepcional para o trabalho de som: "Katalin Varga", de Peter Strickland.

Kommentare

  1. Acho que o comentário desapareceu.

    Dizia eu que este prémio é um incentivo renovado para todas as mulheres que seguem esta carreira.

    E hoje o dia está LINDO, Teresa.

    Beijinhos cheios de sol
    Isabel

    AntwortenLöschen
  2. Teresa quem é a loirinha do cabeçalho?

    Vou deitar-me com as galinhas.

    Beijinho...

    e obrigada:)

    AntwortenLöschen
  3. Anonym2/16/2009

    Ouvi a noticia na radio e lembrei-me logo de si.

    AntwortenLöschen
  4. Olá Teresa
    Cheguei agora de um fim de semana cheio de sol e vim apenas para desejar uma Boa Semana.
    Não se esqueça de preparar o seu carnaval ...
    Beijinhos
    Licas

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!