Lição de Filosofia!

Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que 'sim'.
O professor tomou então uma caixa de fósforos e a vazou dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que 'Sim'.
Logo, o professor pegou uma caixa de areia e a vazou dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um 'Sim' retumbante.
O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:
'Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas com que, mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção às coisas que realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades, e o resto é só areia.
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: - Então e o que representa o café? O professor sorriu e disse:
- Ainda bem que perguntas! Isso é só para vos mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo.


Envida por @-mail pela Isabel.

Kommentare

  1. Gostei muito dessa lição de vida... :)

    KuB

    AntwortenLöschen
  2. Bonito texto :)

    Saudações Tasqueiras.

    AntwortenLöschen
  3. Ah, estava difícil chegar aqui - não tens perfil!

    Continua tudo branco por aí? E o que é que uma - Leiriense??? - faz aí por terras germânicas? Esta minha curiosidade...

    Quanto a lições de vida, sou um adepto de lições de vida por isso é que acabei de postar algo que também tem a ver com a Vida!!!

    Muitos beijinhos!!!

    AntwortenLöschen
  4. Para os amigos há sempre tempo e o tempo pode ser também um bom amigo.

    Beijinhos
    Isabel a cair de sono

    AntwortenLöschen
  5. Sabe de uma coisa? Sempre vou aprender, só quando morrer é que vou dizer chega. Enquanto isso vou andar por aí e coletar o que for bom como esta tua ótima postagem.
    Tira a digital da frente, tira? Bj

    AntwortenLöschen
  6. O Tossan pede-me para eu tirar a digital da frente, mas eu nao sei a que ele se refere.
    Quem souber o que o Tossan quer que eu tire, diga!!!

    AntwortenLöschen
  7. Infelizmente não posso ajudar, só conheço provas digitais, ou então máquina digital.

    Tenho um trabalho para entregar 5ª feira, estou bem atrapalhada, venho num pé e vou no outro.

    Beijinhos Teresa
    Isabel

    AntwortenLöschen
  8. Foi difícil entrar, não se conseguia chegar aí.
    Ainda bem que gostou do texto Teresa, eu quando o enviei também o achei com uma boa filosofia de vida e que todos nós devemos pôr em prática, essa é a minha Filosofia, quando deixarmos de ter tempo para tomar um café com um amigo, mal vai a nossa vida!!!!
    Beijinhos

    Vou tentar encontrar textos do mesmo género para lhe enviar.
    Isabel

    AntwortenLöschen
  9. Ainda havemos de tomar muitos cafés juntas, Teresa.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!