Ontem o Diogo perguntou: Quem é a Cassandra?

Cassandra, numa concepção artística de Evelyn De Morgan

Cassandra (em grego: Κασσάνδρα) é uma personagem da mitologia grega, filha do rei Príamo e da rainha Hécuba de Tróia. A mitologia grega conta que Cassandra era uma jovem muito bela, e dedicada servidora de Apolo. Foi de tal maneira devota que o próprio deus se apaixonou por ela e ensinou-lhe os segredos da profecia. Cassandra tornou-se uma profetisa, mas quando o Apolo a procurou seduzir, Cassandra recusou aceitar as suas propostas, ele, por vingança, lançou-lhe a maldição de que ninguém jamais viesse a acreditar nas suas profecias ou previsões. Cassandra passa então a ser frequentemente considerada como louca ao tentar comunicar à população troiana as suas inúmeras previsões de catástrofe e desgraça.
A incredibilidade para com as previsões e profecias de Cassandra levaram à queda e consequente destruição de Tróia, quando esta viu frustradas as suas sucessivas tentativas de implorar a Príamo que ele destruísse o cavalo de madeira - Cavalo de Tróia - uma ideia do astuto Ulisses para a conquista de Tróia pelo seu interior. Com a cidade já tomada pelos gregos, Cassandra refugia-se no templo de Atena, onde é descoberta e violada pelo brutal Ájax, filho de Oileu. Na partilha dos despojos de guerra, ela é dada a Agamenon, que a leva no seu navio, na viagem de volta à Micenas, onde ambos seriam assassinados por Egisto, amante da rainha Clitemnestra, esposa de Agamenon.


Quem é que já leu "Cassandra"? Talvez o livro mais importante da Christa Wolf, que é uma re-interpretação da batalha de Tróia como uma guerra de poder económico e da mudança de uma sociedade matriarca numa patriarca.

Kommentare

  1. Não li o livro nem conheço a escritora!

    Embora tivesse ideia que Cassandra era uma figura mitológica (na referência do post anterior julguei ser o nome de alguma bloguista, eh, eh, eh) fiquei a conhecer melhor a sua história nesta postagem.

    Saudações desde uma Lisboa enevoada e chuvosa!

    AntwortenLöschen
  2. obrigada querida, não conhecia a história dessa personagem da mitologia grega. o que gosto mais dos mitos é que eles são falíveis. não são perfeitos. são muito mais próximos de nós, imperfeitos. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
  3. Não li o livro que refere, mas li "O presságio de fogo" de Marion Zimmler Bradley, das' "Brumas de Avaon", que conta a guerra de Tróia sob a perspectiva das mulheres troianas e nos dá uma interpretação fantática da figura de Cassandra. Se não tiver lido, não perca.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon