Ontem o Diogo perguntou: Quem é a Cassandra?

Cassandra, numa concepção artística de Evelyn De Morgan

Cassandra (em grego: Κασσάνδρα) é uma personagem da mitologia grega, filha do rei Príamo e da rainha Hécuba de Tróia. A mitologia grega conta que Cassandra era uma jovem muito bela, e dedicada servidora de Apolo. Foi de tal maneira devota que o próprio deus se apaixonou por ela e ensinou-lhe os segredos da profecia. Cassandra tornou-se uma profetisa, mas quando o Apolo a procurou seduzir, Cassandra recusou aceitar as suas propostas, ele, por vingança, lançou-lhe a maldição de que ninguém jamais viesse a acreditar nas suas profecias ou previsões. Cassandra passa então a ser frequentemente considerada como louca ao tentar comunicar à população troiana as suas inúmeras previsões de catástrofe e desgraça.
A incredibilidade para com as previsões e profecias de Cassandra levaram à queda e consequente destruição de Tróia, quando esta viu frustradas as suas sucessivas tentativas de implorar a Príamo que ele destruísse o cavalo de madeira - Cavalo de Tróia - uma ideia do astuto Ulisses para a conquista de Tróia pelo seu interior. Com a cidade já tomada pelos gregos, Cassandra refugia-se no templo de Atena, onde é descoberta e violada pelo brutal Ájax, filho de Oileu. Na partilha dos despojos de guerra, ela é dada a Agamenon, que a leva no seu navio, na viagem de volta à Micenas, onde ambos seriam assassinados por Egisto, amante da rainha Clitemnestra, esposa de Agamenon.


Quem é que já leu "Cassandra"? Talvez o livro mais importante da Christa Wolf, que é uma re-interpretação da batalha de Tróia como uma guerra de poder económico e da mudança de uma sociedade matriarca numa patriarca.

Kommentare

  1. Não li o livro nem conheço a escritora!

    Embora tivesse ideia que Cassandra era uma figura mitológica (na referência do post anterior julguei ser o nome de alguma bloguista, eh, eh, eh) fiquei a conhecer melhor a sua história nesta postagem.

    Saudações desde uma Lisboa enevoada e chuvosa!

    AntwortenLöschen
  2. obrigada querida, não conhecia a história dessa personagem da mitologia grega. o que gosto mais dos mitos é que eles são falíveis. não são perfeitos. são muito mais próximos de nós, imperfeitos. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
  3. Não li o livro que refere, mas li "O presságio de fogo" de Marion Zimmler Bradley, das' "Brumas de Avaon", que conta a guerra de Tróia sob a perspectiva das mulheres troianas e nos dá uma interpretação fantática da figura de Cassandra. Se não tiver lido, não perca.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen