ILHA DAS FLORES

imagem do google

Todos sabemos o que são flores e quando pensamos em flores o nosso cérebro remete-nos logo numa planta de cores vivas, de agradável cheiro, que nos transmite alegria. Vou falar-vos do que se passa na Ilha das Flores, Brasil, que como podem imaginar, é um local alegre, vivo e com muita cor. Era muito melhor se fosse assim na ilha da Flores, mas na verdade não é...
A ilha das Flores é uma lixeira da cidade de Porto Alegre, onde o lixo é colocado sem receber qualquer tipo de tratamento. Na ilha das flores, onde o lixo é despejado, criam-se muitos porcos, que os donos deles alimentam com comida desperdiçada pelos humanos que vivem na cidade de Porto Alegre. A comida chega á lixeira trazida por caminhões, que despejam o lixo. Os empregados dos donos dos porcos separam a matéria orgânica da não orgânica para alimentar o porco, depois escolhem o que acham apropriado para a alimentação do porco.
Mas existe uma terceira fase pois não existem só porcos na lixeira a comer “lixo”, na verdade essa ilha das flores acolhe uma “comunidade” de humanos, que vivem daquilo que foi rejeitado pelo próprio porco (ou empregados do dono do porco), essas pessoas vivem no meio do lixo, juntam-se em frente aos portões das criações de porcos á espera que chegue a sua vez de entrar, vão em grupos de 10 e podem recolher comida ou o nosso lixo durante esse 5min.
Essas pessoas vivem esquecidas, no lado de fora da grande cidade que é a nossa sociedade, lá eles comem o nosso lixo, vivem dele, elas no entanto são seres humanos, que vivem sem ter conhecido uma escola e saber o que são os direitos humanos. Eles vivem no meio da doença, e sem o mínimo de qualidade de vida, estão abaixo do porco, pois não tem dinheiro, nem donos. Vivem do que o lixo traz, dependem do que o porco leva. Dependem também do estado brasileiro, que desconhece a sua existência, dependem também do povo brasileiro, que prefere fingir que não existe. Dependem acima de tudo da nossa sociedade! Da reles forma como está organizada, que exclui as pessoas sem dinheiro, e as coloca a viver do que os outros não querem. Dependem do nosso sistema económico perfeito, mas que pelos vistos tem uma grande falha… o lixo! Pense na próxima vez que desperdiçar comida que muita gente mata e morre para poder ter uma migalha… Pense na próxima vez que excluir alguém por não possuir bens materiais, pense e lute contra a forma como se organiza a nossa sociedade!

TODOS OS COMENTÁRIOS SOBRE A "ILHA DAS FLORES" DEVEM SER ENVIADOS AO AUTOR DESTE TEXTO: GRIFO!

Kommentare

  1. é estranho vc dizer que o local de lixo não recebe nenhum tipo de tratamento. pq aqui no brasil quase todo o lixo é colocado dessa forma. pra vc parece algo tiranossáurico, enquanto pra nós é "normal". o descaso do brasil com as questões básicas é enorme. principalmente pq isso não dá votos. fazem pontes com tecnologias inovadoras e milionárias, ganham prêmios mundiais, mas não se importam com a questão do lixo. pouquíssimas cidades têm reciclagem e mesmo assim é bem pontual. eu tb falei desse curta que ganhou vários prêmios no meu blog. http://mataharie007.blogspot.com/2008/09/ilha-das-flores.html beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
  2. À medida que ia lendo o seu texto ia ficando arrepiada. Vinha cheia de energia dar-lhe uma boa notícia e fui ficando triste. Aliás, triste não é a palavra certa. parece que fui transportada para um daqueles filmes de ficção, do "um dia o mundo poderá vir a ser assim, mas não é felizmente"! Mas, infelizmente, é a realidade. Aqui não é abaixo de cão, é abaixo de porco, é infra-humano...

    Nota: O que me trouxe aqui, Teresa, foi dizer-lhe que tem um desafio no meu blog. Não é dos mais criativos, mas mais virão.

    AntwortenLöschen
  3. Pois pedrita... acredito que se não fosse a união europeia, acredito que também seria assim em Portugal... Eu acho um crime (e é na União europeia), não tratar o lixo, e acho que é do que dos Açores estão a necessitar... um multa da UE por crimes ambientais...

    Desculpa 1/4 de Fada, a minha intenção não era essa, era sim alertar o "mundo" (pelo menos a blogosfera que fala português) para essa situação e dar ás pessoas vontade de acabar com ela ^^

    AntwortenLöschen
  4. desculpem os dois acreditos...

    AntwortenLöschen
  5. Boa-Noite Teresa

    Hoje foi dia de despedidas. Muito triste para mim, vejo uma grande e boa amiga partir. Mas a vida é assim mesmo.

    Tudo se submete ao poder económico, até os seres humanos, os mais desprotegidos pela sorte. Os animais, a natureza, tudo o que há de mais belo à face da terra vai sendo destruído e subjugado aos monopólios e aos lobbies.

    Mas esta consciência não depende unicamente de quem detém o poder, depende da consciência cívica, moral de todos. Eu não me excluo, embora nunca me tenha esquivado a demonstrá-la sem medo, do mesmo modo que não receio o uso da palavra, uma arma de poder de que muitos estão afastados. Por tal denunciar estas situações de amoralidade é uma demonstração de coragem e de respeito pelo ser humano.

    Beijinhos
    Isabel

    AntwortenLöschen
  6. este texto vem mesmo a propósito das comemorações dos 60 anos do DUDH xD

    Não o fiz por isso, mas calhou na altura aqui na esmatejoca. ^^

    AntwortenLöschen
  7. Bom-Dia Teresa

    Felizmente que nada de grave aconteceu à minha amiga, ela vai amanhã para Madrid trabalhar. É uma das minhas melhores amigas e sinto a sua falta, a falta das conversas, do sentido de humor dela, da inteligência dela, dos almoços, dos jantares e dos lanches. Quase todas as minhas grandes amigas são muito mais novas do que eu, sempre me dei bem com pessoas jovens. Une-nos a literatura, a arte, os sonhos, tudo. E eu sou a primeira pessoa a dar-lhe força, mas afeiço-me tanto que sou como uma mãe a chorar. E tenho-as tido sempre presentes comigo a toda a hora. A minha casa fica mais vazia, a minha vida também. Estou muito triste.

    Beijinhos
    Isabelelestr

    AntwortenLöschen
  8. Teresa não quero ver ninguém infeliz. Pela Teresa, por outros bons amigos eu fico e sem qualquer esforço.

    Muitos beijnhos
    Isabel

    AntwortenLöschen
  9. ok querida, vou levar meu comentário pra lá. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
  10. Belo trabalho este! Lamentavelmente, não é só em Porto Alegre que existe A ilha das flores, mas em todas capitais com população elevada no Brasil.
    Quando os mandatários terão boa vontade política e descobrirem que lixo é dinheiro com usinas, aí esses porcos e pessoas não vão comer mais a não ser emprega-las ali mesmo no lixão. Mão de obra especial e barata não vai faltar. Triste Brasil e seus larápios! Abraços

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!