O Porto Chama Por Ti!

No Público

A cidade do Porto vai ter um programa de Natal com mais actividades do que nos anos anteriores. Este ano, para comemorar a época natalícia, a Câmara Municipal do Porto (CMP) apresentou, ontem, um “programa global”, com diversas actividades para a família, entre as quais se destaca um espectáculo da Disney no Palácio de Cristal.

Com o slogan “O Porto Chama Por Ti!”, a CMP pretende concentrar a população na Baixa do Porto e segundo o vereador da cultura, Gonçalo Gonçalves, ao concentrar a maior parte das actividades natalícias na avenida, estas “ficam mais organizadas, dispondo os portuenses de várias possibilidades num curto espaço de tempo”.

Para além das já habituais propostas, como a Volta a Paranhos, que se realiza dia 8 de Dezembro às 10h30 ou a Corrida de São Silvestre, no dia 28 de Dezembro às 18h30, a CMP apresentou ainda uma novidade, o Disney Live – A Magia do Mickey. De 11 a 21 de Dezembro, o Palácio de Cristal vai receber este espetáculo da Disney, que o próprio vereador classifica como “um espetáculo único” que vai estar pela primeira vez no Porto. Segundo Gonçalo Gonçalves, “ainda não estão fechados todos os pormenores sobre o espetáculo, mas a CMP tem todo o interesse que o mesmo possa ter um maior número espectadores, com preços acessíveis”. Os preços dos bilhetes ainda não estão definidos, mas o vereador afirma que “não serão baratos”, esperando que haja cerca de 20 sessões do espectáculo.

Outra das actividades que a CMP vai proporcionar é o Natal D’Ouro, um conjunto de animações em várias praças da cidade, durante quase mês e meio. Dentro deste programa, inclui-se a pista de gelo, de 29 de Novembro a 6 de Dezembro; o “Na Terra do Pai Natal”, um parque de diversões para as crianças; e ainda o desfile dos pais natais, que este ano se realiza a 14 de Dezembro, começando na Praça da República e terminando na Praça da Liberdade. Este desfile, de participação gratuita, tem início às 14h30, estando a concentração marcada para as 13h00. No final do desfile, haverá um concerto, que irá ser transmitido pela RTP, entre as 17h00 e as 20h00.

A programação conta ainda com a 9.ª edição do Artesanatus, uma feira com vários sectores de exposição organizada pela Associação de Artesãos da Região Norte. Ao contrários dos outros anos em que a exposição ocorria no Mercado Ferreira Borges, este ano será na Praça D. João I, entre 12 a 21 de Dezembro.

Há ainda a Arca de Natal, um projecto de solidariedade que irá ocorrer entre 5 e 7 de Dezembro, na Avenida dos Aliados, com bancas de várias entidades, onde as receitas serão para associações que ajudam pessoas carenciadas.

O concerto de Natal, dia 18 de Dezembro, ocorrerá na Praça da Liberdade às 18h00, irá ser um pouco diferente dos habituais. Este ano, o concerto irá “transformar o fado e a música portuguesa em música clássica”, e contará com a participação de uma orquestra e do coro do Círculo Portuense de Ópera, dirigidos pelo maestro Jan Wierzba. Também o concerto de Ano Novo irá ocorrer na Praça da Liberdade, no dia 31, com actuações de Quim Barreiros e Santamaria. No primeiro dia do ano, haverá outro concerto, na mesma praça, com a Banda Sinfónica Portuguesa.

Além das iluminações de natal nas ruas, do Sino em frente à Câmara e do Pinheiro em Espiral na entrada da Ponte da Arrábida, entre 19 e 20 de Dezembro o Porto, as compras dos portuenses vão ser ainda animadas pelos grupos foclóricos a cantar as Janeiras pelas ruas do Porto.

Kommentare

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!