O dia primeiro do corrente ficará memorável a todos os séculos pelos terramotos e incêndios que arruinaram uma grande parte desta Cidade


Ruínas do Convento do Carmo, Lisboa


O Terramoto de 1755, também conhecido por Terremoto de Lisboa, ocorreu no dia 1 de Novembro de 1755 às 9:20 da manhã, resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa. O sismo foi seguido de um tsunami e de múltiplos incêndios que terão provocado entre 60 a 100 mil mortos. Os geólogos modernos estimam que tenha atingido 9 graus na escala Richter.

Kommentare

  1. o sismo também serviu para mostrar que na época existiram governantes lusos com capacidade de gerir a crise e de ver o futuro, por isso planearam a cidade de uma forma diferente e com imóveis sismo-resistentes... coisas (ou capacidades?) que se perderam com o tempo.

    AntwortenLöschen
  2. Temos de ver o lado bom do desastre, Lisboa foi conhecida por toda a Europa como cidade modelo (baixa pombalina) e o nosso pais ficou muito bem visto com a espantosa recuperação, a população lisboeta teve melhores condições de vida, Lisboa foi projectada para o pequeno comercio, o que enriqueceu muitas famílias.

    O Marquês de Pombal é um grande homem, foi ele que governou Portugal, mesmo sendo um ministro do rei absolutista era mesma um despota esclarecido...

    PS: o despotismo esclarecido é uma forma de governo que usa o poder absoluto de um rei para bem da população.

    AntwortenLöschen
  3. E daqui vem a célebre expressão "Enterrai os mortos e cuidai dos vivos", tão inteligente!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

Guardador dos restos do Templo de Poseidon