Notas soltas

9 de Novembro de 1918
Philipp Scheidemann proclama a República, fim da monarquia na Alemanha

9 de Novembro de 1938
Noite do pogrom do Reich: Tropas nazistas incendeiam sinagogas

9 de Novembro de 1989
Abertura do Muro de Berlim, comeca o processo de reunificacao da Alemanha

Kommentare

  1. eu sempre me impressiono como algumas datas são marcantes em vários momentos. claro que a história é longa e coincidem fatos quase que em todas as datas. mas algumas são sempre predominantes. esses mistérios são sempre fascinantes. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
  2. O nove tem uma grande importancia.
    Está tudo dito com o post.

    Bjinho RM

    AntwortenLöschen
  3. Bom-Dia Teresa

    São três notas de coincidências históricas, uma delas esperemos que nunca mais se repita, que a Diáspora dos Judeus seja, sobretudo para a humanidade, um motivo promotor do sentido ecuménico e de paz entre povos e as religiões.
    Como nota de curiosidade deixo o nome de um pintor americano que deu origem à Escola de Londres: Kitaj. A fragmentação nas suas pinturas fala, precisamente, da Diáspora dos Judeus, ao longo dos séculos. É curioso que um dos seus amigos tenha sido um neto de Freud: Lucien Freud, exilado em Inglaterra, depois de ter perdido a família pela exterminação nazi.
    Acrescento que a Europa só acordou quando se viu ameaçada,principalmente a Inglaterra. Mas que as consciências se recordem que, embora a Europa deva muito aos americanos, o certo é que os judeus não foram muito bem tratados em solo americano. De qualquer modo, se a 2ª G. G. terminou foi graças à inyervenção dos Estados Unidos, não posso ser mesquinha e reconhecer-lhes o valor devido, assim como aos negros que, na altura, lutaram, em nome da sua Pátria, mas serviram de carne para canhão. A história, penso, espero, está a restituir a justiça a essa era de genocídio, assim, em outras partes do mundo não mais se comentam atrocidades, seja em nome de quem for.

    Um bom descanso merecido, neste dia de assinalar no calendário das nossas memórias o dia nove.

    Beijinhos e até logo
    Isabel

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!