Maria Skłodowska nasceu a 7 de Novembro de 1867 em Varsóvia, Reino da Polónia

Diploma do Prémio Nobel de Física que recebeu em 1903.

Foi a única pessoa a ganhar dois Prémios Nobel em diferentes categorias científicas. Linus Pauling também ganhou dois prémios, porém um foi na categoria Paz.

Kommentare

  1. só me apercebi quem era quando li o texto e me apercebi que ela tinha ganho 2 prémios nobel, pois conheço-a quase exclusivamente por curie... uma grande senhora que morreu vítima do seu proprio trabalho e deste nós todos beneficiámos.

    AntwortenLöschen
  2. bacana. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
  3. Bom-dia Teresa

    O meu gato Ellison envia saudações amigas ao seu lindo gato Casimir.
    Grande investigadora Marie Curie e merecedora dos prémios Nobeis. Espero que mais mulheres a tomem como exemplo de dedicação a uma missão e não desperdicem os seus dons.

    Um beijo das margens do Douro
    Isabel

    AntwortenLöschen
  4. Marie Curie, tal como todos os Portugueses a conhecem. Uma grande mulher, que no seu tempo fez erguer a sua voz e a sua sabedoria.
    Obrigada por no-la recordar!
    Mais contente fiquei ao aliar, Marie Curie à minha formação inicial em Química e o 7 de Novembro também aos 44 anos de namoro com o meu marido,que o é desde 26 de Junho de 1969. Coincidências!!!
    Um abraço
    Licas

    AntwortenLöschen
  5. Olá Teresa

    Obrigada pelo texto, é bastante pertinente a questão da estética e da fruição da obra de arte. Aquilo que eu penso é que, dadas as circunstâncias multiculturais do nosso tempo, o juízo tradicional de belo na cultura ocidental libertou-se dos juízos morais, ou moralizantes. Se não houver prazer na recepção da obra, se ela se deixar abafar no espartilho de cânones, de opiniões críticas oscilantes, conforme as exigências das indústrias culturais e da agressividade dos mercados, fica esvaziada de sentido. Na minha modesta opinião considero que quem cria deve ter os seus próprios juízos de valor, mas não deve ignorar a realidade, nem as teorias estéticas. Os puritanos mais ferrenhos até as imagens mais inocentes rejeitam, não há dúvida que Sto. Agostinho defendia a produção artística isenta da mácula da carne, mas talvez pela influência platónica o santo se tenha esquecido que no cristianismo carne e espírito são indissociáveis. Eu defendo aquilo que o crítico português Bernardo Pinto de Almeida chamou a carne nua:"Ou seja, uma espécie de hiper-realidade da carne, em que o belo ou o feio já não fazem qualquer sentido como modelos, mas em que se afirma algo que, sendo anterior a ambos, se cola à própria nudez como uma forma de ansiedade.Mostrá-la é ousar olhar a perplexidade da carne, o seu estado de surpresa diante da sua própria veemência ou, até, da sua tristeza."
    Eu considero isto de uma pureza muito grande.


    Eu adoro gatos, até aqueles que ninguém dá nada por eles, se fosse rica tinha a casa cheia de gatos e de cães abandonados, estropiados, enfim tenho uma grande empatia por todas as criaturas, mas os gatos são a minha perdição. Já tive cinco gatos dentro de casa e dava guarida a treze cães abandonados. Digo sempre que não quero mais porque custa vê-los morrer, mas mal vi o Ellison, tão pequeno e indefeso em cima de um saco do lixo à procura de comida peguei nele e trouxe-o para casa.

    Beijinhos, o sol está tímido por aqui,
    Isabel

    AntwortenLöschen
  6. Ela foi, em todo o mundo a pessoa que mais prémios arrecadou (junto com seu marido).

    Ainda há questão de uma semana deram um programa na televisão sobre os prémios Nobel, onde mencionaram e fizeram alusão a essa faceta.
    Beijo
    Tente o blogue logo Teresa não estou a ver o que possa ser.
    Só alguma coisa de origem técnica.
    Probably
    BEIJO
    Isabel

    AntwortenLöschen
  7. A Marie Curie foi uma grande mulher, alem de todos os avanços científicos pelos quais ela é responsável, também provou que a ciência não era só para homens.

    AntwortenLöschen
  8. Dieser Kommentar wurde vom Autor entfernt.

    AntwortenLöschen
  9. "Ela foi, em todo o mundo a pessoa que mais prémios arrecadou (junto com seu marido)."
    Junto com o marido nao é bem assim.
    O Nobel de Física teve de o compartilhar com o marido e com o Físico Antoine Henri Becquerel.
    O Nobel de Química em 1911 nao o compartilhou com ninguém. O Pierre Curie já tinha morrido em 1906.
    Acho que ela nao se devia chamar Madame Curie, cognome que lhe deu Einstein. Pierre sim, é que devia ser o Monsieur Sktodowska.
    O trabalho científico de Maria Sktodowska foi sempre mais importante do que o de Pierre Curie. Depois da morte dele, ela continuou, sem parar, o seu trabalho de que foi vítima.
    Ela mesmo sem Pierre tinha conseguido os dois Prémios Nobel.
    E o Pierre conseguiria ou nao?
    Grande investigadora esta Marie Sktodowska merecedora dos dois prémios Nobeis.

    Quando era crianca ofereceram-me um livro sobre Maria Sktodowska (o livro chamava-se "Madame Curie"). Ainda hoje o tenho em Portugal.
    A partir de entao, ela ficou o meu ídolo. Mais tarde, no liceu, a minha disciplina preferida foi sempre Física.
    Quis ser sempre uma mulher como ela: um exemplo de dedicação a uma missão e não desperdicar os meus dons, mas a Literatura meteu-se pelo meio. E também desperdicei os meus dons casando e tendo 4 filhos.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!