Manoel de Oliveira: 100 anos atrás da câmara



Manoel de Oliveira fará 100 anos da mesma forma como passou quase toda a vida – atrás da câmara. A rodagem do seu último filme, “Singularidades de uma rapariga loura”, começou esta semana e prolongar-se-á durante quatro semanas, coincidindo com o seu centésimo aniversário, dia 10 de Dezembro.
A produtora Filmes do Tejo revelou à agência Lusa que Manoel de Oliveira começou a rodar o filme no domingo, dia 23 de Novembro, e prolongará as filmagens até 19 de Dezembro, poucos dias depois de completar cem anos de vida.
"Singularidades de uma rapariga loura", uma co-produção entre Portugal, Espanha e França, é uma adaptação de Manoel de Oliveira de um conto homónimo de Eça de Queirós, publicado no começo do século XX. A história centra-se em Macário, um jovem contabilista que se perde de amores por Luísa Vilaça, uma rapariga loira por quem fez juras de amor e casamento até que descobre uma singularidade da virtuosa noiva.
Nesta nova produção, Manoel de Oliveira voltou a um leque de actores com quem já trabalhou antes. São os casos de Ricardo Trêpa, seu neto, no papel de Macário, de Diogo Dória, como Tio Francisco, de Leonor Silveira, a interlocutora da aventura amorosa que Macário relata durante uma viagem de comboio, e de Júlia Buisel, a mãe da loira.
A excepção neste elenco é a presença da jovem actriz Catarina Wallenstein, que trabalha pela primeira vez com Manoel de Oliveira, juntando esta participação no cinema aos filmes "Um amor de perdição", de Mário Barroso, ainda por estrear, e "Lobos", de José Nascimento, que lhe valeu um prémio no Estoril Film Festival em 2007.
A direcção de fotografia é de Sabine Lancelin, que assinou filmes anteriores de Oliveira, como "O quinto império - ontem como hoje", "Belle toujours" e "Cristóvão Colombo - o enigma".
Em declarações recentes, Manoel de Oliveira manifestou intenção de apresentar este novo filme no Festival de Cinema de Berlim, em Fevereiro na Alemanha.

Kommentare

  1. Olá Teresa

    Catarina Wallenstein é uma actriz prometedora.

    É uma benção chegar a esta idade, mantendo a actividade na carreira a que Manoel de Oliveira dedicou a sua vida. Assim pudessemos ter esta lucidez até ao fim.

    Beijinhos
    isabel

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!