Fahrenheit 451 - O que significa este número?



Cena na qual Clarisse pergunta a Montag sobre o significado do número 451.
Adaptação do cinema inglês de 1966 para o romance homônimo de Ray Bradbury. Dirigido por François Truffaut.

O actor austríaco Oskar Werner - nome de baptismo: Oskar Josef Bschließmayer - nasceu em Viena a 13 de novembro de 1922 — morreu em Marburg a 23 de outubro de 1984. Os seus filmes mais famosos foram "Uma Mulher para Dois" com Jeanne Moreau, que o transformou num astro internacional e Fahrenheit 451, com Julie Christie, ambos dirigidos por François Truffaut.
Em 1965 foi premiado com o Globo de Ouro como melhor actor secundário, em "O Espião Que Veio do Frio", filme de espionagem baseado no best-seller de John Le Carré, com Richard Burton e dirigido por Martin Ritt.
Oskar Werner foi, em primeiro lugar, um actor do teatro e fez parte do famoso "Burgertheater" em Viena. Morreu na Alemanha, de ataque cardíaco, em 1984, aos 62 anos.

Kommentare

  1. esse filme é simplesmente maravilhoso! beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
  2. o filme que mais me marcou na minha adolescência, pelo que se tivesse de escolher um único filme da minha vida era este, por me ter marcado tão intensamente a minha relação com os livros, que entram em combustão a 451º Fahrenheit.

    AntwortenLöschen
  3. Cá cheguei Teresa,

    Já sabia que ia encontrar algumas respostas. Agora vou ver o Fahrenheit 451. Não encontrei nada na FLUP de Mascha Kaléco, nem na wikipédia, traduzido para a língua inglesa. Português muito menos. Por acaso encontrei um poema muito pequeno num grupo de coreógrafos.

    Beijnhos
    Isabel(obrigada)

    AntwortenLöschen
  4. Que destino davam aos pobres livros, mas era mesmo assim nalguns casos, os livros eram queimados, poderiam trazer perigo naqueles tempos que todos nós sabemos quais eram.
    Não tenho ideia de ver este filme,mas como vi tanto tanto cinema posso não me estar a recordar, mas penso que não.
    Beijo
    Isabel

    AntwortenLöschen
  5. Sim, claro que os livros são perigosos...Porque será a palavra maldita? É uma interrogação que se pode colocar, atendendo à desertação das Humanidades para outras áreas do saber mais pragmáticas. Em Portugal isto está a acontecer. É pena!

    Beijinhos
    Isabel

    AntwortenLöschen
  6. É curioso que o meu filho Miguel está a fazer um trabalho sobre esse livro precisamente. Bradbury é um dos meus autores preferidos, entre Fahrenheit 451, Crónicas Marcianas, As Maçãs Douradas do Sol e tantas outras histórias Bradbury é sem margem para dúvida um dos expoentes da literatura americana. O filme é ele também excelente. Excelente post.

    PS: A interface dos comentários estar em alemão é que não facilita :-) Ich habbe alles fergessen :-) :-)

    AntwortenLöschen
  7. Nunca vi o filme e já andei à procura do livro e não o encontrei, com grande pena minha!

    A cara o actor não me é estranha, embora não o ligasse ao nome...

    Abraços!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon