Duas mulheres em Novembro de Vasco Graca Moura

Num consultório manhoso de um bairro lisboeta, duas mulheres esperam a chegada do médico, em Novembro de 1975. Nas ruas cheias o ambiente é tenso e sucedem-se as manifestacoes, naquela sala lúgubre elas estao sós consigo próprias, aguardando a hora de ser atendidas. A segunda a chegar mete conversa e descobre conhecer a sua ocasional "parceira": ambas sao do Porto, da Foz, de classe social muito diferente (a mae de uma trabalhou para a mae da outra) e com percursos de vida completamente distintos. E sao estes percursos que, afinal, no fundo, também tem muito em comum, é o "retrato" mais íntimo das duas mulheres, que o leitor vai descobrindo através de magistrais diálogos, pungentes e divertidos, entre ambas - e, em simultaneo, interiores. Enquanto o médico nao chega - e acabará mesmo por nao chegar...

"Duas mulheres em Novembro" é história de duas mulheres muito diferentes, que se encontram na mesma situacao - grávidas - e querem fazer um aborto, numa tarde de Novembro de 1975.
Uma delas conta, que tinha feito" o sétimo ano no Carolina Michaaelis e já estava nos preparatórios da Faculdade de Ciencias, aquela que fica ali para a Praca dos Leoes..." e bem perto do Piolho. Claro que, gostei de ler sobre sítios do Porto, que conheco tao bem.
Interessante nesta história sao os monólogos interiores.
De resto, uma história que se le numa tarde, deitada no sofá com o Casimir no regaco, quando nao se tem vontade de sair de casa, porque lá fora está um frio de rachar, que corta os ossos...

Kommentare

  1. Boa-Noite Teresa

    Hoje andei dispersa, eu considero Vasco de Graça Moura um excelente escritor e não só, é um óptimo e rigoroso profissional. Por enquanto é tudo quanto posso dizer, talvez leia o livro, mas primeiro vou ler To Room Nineteen. Na próxima semana vou comprá-lo na livraria britânica. Estou curiosa.

    Hoje foi tudo de fugida, muito frio esteve! Estive no computador de luvas calçadas.

    Beijinhos Natalícios, com um raminho de azevinho,
    Isabel

    AntwortenLöschen
  2. Hummm... pareceu-me interessante e de facto ele escreve muito bem (só li crónicas, que desde que não metam política à mistura são bastante elaboradas e concisas).

    Mas já deve ficar pró ano, que tenho uma porção de livros em stand-by...

    Saudações e bom fim de semana!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!